Eleições 2022

Após deixar PCdoB, Flávio Dino filia-se amanhã ao PSB

Chefe do Executivo estadual anunciou sua saída do PCdoB na semana passada e, logo um dia depois, revelou seu pedido de filiação à sigla socialista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Flávio Dino trocou o PC do B pelo PSB
Flávio Dino trocou o PC do B pelo PSB (flávio dino coletiva)

SÃ LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino, terá confirmada nesta terça-feira, 22, sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O chefe do Executivo estadual anunciou sua saída do PCdoB na semana passada e, logo um dia depois, revelou seu pedido de filiação à sigla socialista.

Em uma mensagem publicada no Twitter, ele defendeu que uma grande "frente de esperança" será decisiva para um "novo ciclo de conquistas sociais" para o Brasil.

A mudança de partido do governador maranhense ocorre no momento em que o PCdoB está, na prática, ameaçado de extinção, devido à cláusula de barreira.

Nas eleições de 2018, os partidos tiveram que atingir 1,5% dos votos válidos para deputado federal para ter acesso ao Fundo Partidário, tempo de TV e prerrogativas de bancada no Congresso Nacional. Em 2022, esse piso pulará para 2% - o que equivale a eleger 11 deputados. O piso aumenta de forma progressiva até chegar a 3% na eleição de 2030.

O governador maranhense não quis esperar a votação do projeto de lei que cria o modelo de federações partidárias e tramita em regime de urgência na Câmara. O modelo é visto como uma tábua de salvação para os partidos pequenos e abre caminho para as fusões partidárias. Mas enfrenta resistências de legendas maiores no Congresso.

Dino chega ao PSB junto com o deputado federal Marcelo Freixo, que deixou o PSOL. O carioca deve disputar o governo do Rio de Janeiro. O maranhense, uma vaga no Senado - embora não descarte o interesse de ser candidato a vice-presidente numa chapa com o ex-presidente Lula (PT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.