Ação

Vereadores incentivam a doação de sangue na capital maranhense

O incentivo a doação de sangue é um assunto recorrente nas sessões da Câmara de São Luís.

Câmara Notícias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Vereador Octavio Soeiro fez um apelo à população visando reforçar o estoque do banco de sangue da Hemomar. Foto: Leonardo Mendonça
Vereador Octavio Soeiro fez um apelo à população visando reforçar o estoque do banco de sangue da Hemomar. Foto: Leonardo Mendonça (Otávio Soeiro)

O mês de junho é dedicado para a conscientização sobre a importância da doação de sangue. No dia 14 do mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a data foi instituída em 2004, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para homenagear e agradecer a todas as pessoas que, voluntariamente, se dispõem a doar sangue e salvar vidas.

O incentivo a doação de sangue é um assunto recorrente nas sessões da Câmara de São Luís. Alguns vereadores são bastante ativos em relação ao tema.

O vereador Marcos Castro (PMN) é um dos parlamentares que incentivam a doação de sangue. No mês de abril deste ano, o vereador visitou o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), para lançar a campanha “Seja exemplo dentro e fora de casa: Doe sangue! Doe vida”.

“Sempre incentivei a doação de sangue, a exemplo da campanha que realizamos no mês de abril. Temos sempre que pensar que, não importa quem será beneficiado, o importante é focar na atitude, gerando novas oportunidades, novos sonhos e novas chances de recomeçar”, disse Marcos Castro.

Em um dos seus pronunciamentos na casa legislativa durante o mês de maio, o vereador Octávio Soeiro (Podemos), fez um apelo à população visando reforçar o estoque do banco de sangue da Hemomar.

“Doar sangue é garantir a esperança. Diante da necessidade de manter os estoques e a rede abastecida de sangue, faço esse apelo aos doadores para que não deixem que fazer sua doação no Hemomar”, declarou o parlamentar.

Octávio Soeiro também sugeriu que a Câmara de Vereadores realize uma campanha interna para estimular os vereadores e os servidores na doação de sangue, para reforçar o estoque no banco de sangue na capital maranhense.

“Um simples ato de amor salva vidas! Iniciaremos a nossa campanha em favor dessa causa. Sou doador assíduo e tenho orgulho de colaborar sempre. Te convido a ser fonte de esperança. Vem com a gente”, disse Octávio Soeiro.

Lei de Incentivo

Em 2020 foi sancionada a Lei nº 6.683, de autoria de Paulo Victor (PCdoB), que assegura benefícios aos doadores de sangue, órgãos e medula óssea.

Conforme a lei, os doadores de sangue ludovicenses podem receber atendimento preferencial em bancos, casas lotéricas, supermercados ou hipermercados, bem como os demais estabelecimentos comerciais, todos os setores de atendimentos administrativos em órgãos públicos municipais, também podem receber descontos em casas e eventos culturais e comerciais desde que estas disponham avisos na entrada dos estabelecimentos, comunicando a adesão e o percentual concedido.

Para poder usar os benefícios, os doadores devem apresentar uma carteira de doador de sangue, órgãos ou medula óssea.

Para solicitar a carteira, o doador deve se dirigir ao Hemocentro, Bancos de Sangue, Central de Doação de Órgãos e ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Os estabelecimentos comerciais e públicos citados na lei que não garantirem a preferência e prioridade de atendimento às pessoas doadoras de sangue, órgãos e medula óssea, podem ser advertidos, multados (em caso de reincidência) ou até mesmo ter o alvará de funcionamento suspenso.

“A doação de sangue é uma atitude muito nobre por parte das pessoas que se sensibilizam com a causa. Ter sentimento é necessário para agirmos com humanidade. Eu apoio esta causa”, disse o vereador Paulo Victor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.