Editorial

Cobertura vacinal de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Com a aceleração da vacinação contra a Covid-19, São Luís já está atraindo moradores de outras cidades para receber o imunizante, o que caracteriza “turismo de vacina”. Com os mutirões de vacinação realizados, a capital maranhense tem sido destaque no noticiário nacional, tendo em vista que em grande parte de outras cidades do país a imunização ainda é lenta, atingindo ainda uma alta faixa etária. A semana começou com a vacinação para jovens sem comorbidades com menos de 30 anos.

O tempo é considerado um elemento essencial para conter a pandemia. Desenvolvidas em período recorde, as vacinas contra Covid-19 têm sido tratadas como um tipo de chave para reabrir o mundo. Talvez isso explique a velocidade com que as pessoas passaram a se deslocar para outras cidades em busca de vacinas. A intenção do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís é aplicar a primeira dose em todos ludovicenses com mais 18 anos até o dia 10 de agosto. O município foi beneficiado com uma remessa extra de imunizantes no dia 24 de maio em decorrência da identificação da cepa indiana na capital.

Nesta terça-feira, 15, recebem a vacina aqueles que têm 27 e 26 anos. Já na quarta-feira, 16, serão vacinados os jovens com 25 e 24 anos. Para este público estarão disponíveis todos os nove postos disponibilizados pela Prefeitura de São Luís, com funcionamento entre 8h às 18h e 8h às 20h.

Nove postos de vacinação estão disponíveis para as duas faixas etárias que se vacinam por dia, em São Luís. Engenheiros, profissionais da saúde, educação, segurança, comunicação social, indústrias, construção civil, rodoviários, aeroviários e ferroviários já foram imunizados no Maranhão. Outras cidades do Estado anunciaram vacinação para o público até mais novo, a partir de 18 anos, como Alcântara e Lago da Pedra.

Em recente declaração, o prefeito Eduardo Braide atribui o avanço da vacinação na capital ao planejamento, organização e empenho para alcançar a todos os que puderem receber a vacina, uma vez que é o único meio comprovado para livrar a população da pandemia. Por isso, ele considera importante seguir o calendário, obedecer passo a passo o calendário de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís continua dividindo a vacinação dos grupos em dois períodos da seguinte forma: pela manhã se vacinam os nascidos de janeiro a junho; e pela tarde, os nascidos de julho a dezembro. A estratégia visa a não aglomeração nos postos disponíveis pela capital, a organização das filas e, principalmente, a agilidade na aplicação da vacina a quem estiver aguardando para se imunizar contra o coronavírus.

Para receber a primeira dose, é necessário que todos tenham se cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís e, no respectivo dia para receber a vacina, levar documento oficial com foto e comprovante de residência. O mesmo processo realizado pelos adultos com idade entre 24 e 29 anos, (cadastro para garantir a vacina), também deverá ser adotado pelos adultos com idade a partir de 18 anos. Basta acessar o #VacinaSãoLuís, preencher todos os campos com os dados solicitados e aguardar a divulgação do calendário, que será divulgado já nos próximos dias.

Mesmo com a vacinação, é importante a população continuar usando máscara e evitar aglomerações. Nenhuma vacina é 100% segura. Especialistas explicam que o principal fator que irá determinar o nível de proteção é o próprio organismo do paciente - ou seja, varia de pessoa para pessoa. Segundo a infectologista da Unicamp e consultora da SBI Raquel Stucchi, basicamente, há três grupos de reações às vacinas: quem desenvolve uma boa formação da imunidade celular e não adoece; aqueles que criam resposta parcial e podem ter casos leves; e uma minoria que desenvolve poucas células de defesa e pode ter casos moderados e graves da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.