Publicação

Literatura e meio ambiente em livro

"O Segredo da Montanha Azul", de Pedro Neto será lançado neste sábado, às 17h, na Livraria Amei do São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Detalhe da capa do livro
Detalhe da capa do livro (capa do livro)

São Luís - O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste sábado, será marcado, também, pelo lançamento do livro “O Segredo da Montanha Azul”, de autoria de Pedro Neto e que traz reflexões sobre essa temática. O autor é o vencedor do "Prêmio AMEI de Literatura", na categoria infanto-juvenil. O evento acontecerá às 17h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati).

O livro traz importante alerta sobre a questão ambiental: ou cuidamos da natureza hoje, de modo consciente e concreto, ou teremos que amargar grandes desastres naturais e humanos, como, aliás, já vem ocorrendo nas últimas décadas”, diz Pedro Neto.

O personagem Baltazar acorda no meio de uma floresta encantada e se comunica com o vento, as árvores, os animais e, também, com o amigo Luís, um pequeno passarinho que o acompanha até o fim. Sem memória, orientado pela Generosa (sábia árvore da vida), acompanhado do fiel amigo e protegido pela coruja Atília, ele segue sua jornada de autoconhecimento e de retorno, cuja resposta ele só encontraria ao chegar à Montanha Azul.

“O menino se depara com o mal que fez, e que não se dava conta, ao ver a tristeza do pássaro ferido, a mágoa do rio poluído, a devastação de uma floresta sem árvores destroçada por motosserra, a dor da perda nos olhos da pantera. Contudo, consegue enxergar a harmonia e plenitude da natureza, o sentido de cooperação que vê nas abelhas, nas formigas e entende o pacto silencioso que a vida oferta através de todos os seres vivos, animais, vegetais, o sol, a lua, o vento”, escreve, no prefácio, Cleo Rolim, pedagoga, supervisora editorial da Viegas Editora e membro da diretoria da Associação Maranhense de Escritores Independentes.”

Sobre o autor
Pedro Neto nasceu em Vitória do Mearim e, aos 7 anos, mudou-se para Arari, cidade em que vivenciou a juventude, de que guarda auspiciosas recordações. Transferiu-se para São Luís, onde cursou o nível médio e, posteriormente, ingressou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O autor é professor de Geografia e se dedica com paixão à produção textual, tendo escrito livros, como “Recados ao tempo em folhas de vento”, “Dourando pílulas”, “Rafinha, o poetinha”, “Geohistória do Maranhão”, entre outros. É membro da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências, da Academia Luminense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Arari.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.