Sistema prisional

Ex-soldado da PM suspeito de matar cabo será transferido para o PI

Mês passado, Francisco Ribeiro foi expulso da corporação militar; crime ocorreu na capital piauiense, em fevereiro de 2019

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Homicídio)

O ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, suspeito de ter assassinado a tiros o cabo da Polícia Militar do Piauí,Samuel de Sousa Borges, vai ser transferido para o sistema prisional do Piauí. O crime ocorreu no dia 1º de fevereiro de 2019, na porta de uma escola da zona leste da capital piauiense.

Francisco Ribeiro está preso no presídio militar, no Calhau, e a decisão da transferência foi assinada pela juíza titular da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, no dia 21 de maio deste ano. De acordo com a decisão judicial, devido Francisco Ribeiro ter sido expulso no mês passado da Polícia Militar do Maranhão em razão disso não tem mais direito a ficar custodiado no presídio militar.

A magistrada já comunicou o caso para a cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí e ao comando da Polícia Militar do Maranhão solicitando as providências para a transferência de Francisco Ribeiro para o sistema prisional piauiense.

Crime

O delegado da Homicídio do Piauí, Francisco Beretta, informou que várias testemunhas foram ouvidas e uma delas foi o próprio filho da vítima, que presenciou o crime. Ele disse que o policial do Maranhão insultou o seu pai com xingamentos nas proximidades da escola.

O soldado do Maranhão, segundo relato da testemunha, teria questionado o colega piauiense por tê-lo abordado e perguntado se estava desarmado. Francisco Ribeiro, então, levantou a camisa mostrando as duas armas. Ainda de acordo com o depoimento, Samuel Borges teria tirado um celular do bolso para filmar a situação, alegando que o policial maranhense estava cometendo um crime já que não explicou a origem do revólver calibre 38 e que o denunciaria na Corregedoria da Polícia Militar.

Francisco Ribeiro teria dito, então, "se você fizer isso eu mato você". O policial piauiense não acreditou e virou de costas. Nesse momento o PM maranhense empunhou uma das armas e disparou três vezes, atingindo a vítima. Samuel Borges morreu no local e o acusado foi preso em flagrante pelo delegado Willame Morais, que tinha ido deixar o filho em uma escola da região.

Ele foi apresentado na Central de Flagrantes da capital piauiense onde foi autuado e em seguida, levado para a unidade prisional onde está custodiado à disposição da Justiça. No momento da abordagem foram apreendidos uma pistola ponto 40, de uso da polícia, e um revólver calibre 38 de propriedade desconhecida. A polícia também informou que o militar do Maranhão pode ter participado de mais dois assassinatos ocorridos no ano passado na capital piauiense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.