Artigo

A hora da decisão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Você não escolheu viver, escolheram por você. Tampouco vai escolher a hora de morrer. No entanto... A todo instante lhe colocam diante de uma escolha. É pegar ou largar:

Beatles ou Rolling Stones? Beatles. Tá certo que o líder dos Beatles, John Lennon, terminou seus dias com uma japonesa que tinha a bunda mais triste que a dele, mas o líder dos Rolling Stones, Jagger, não podia ter vacilado com uma perua insossa e ardilosa como Luciana Gimenez. Não pega bem a um líder do rock. Messi ou Maradona? Pelé. Mil vezes mil gols de Pelé. Liz Taylor ou Marilyn Monroe? Beleza plácida versus beleza sensual, vou de MM. Marilyn Monroe ou Sofia Loren? La Loren, a mulher todas as belezas do mundo, inclusive a sensual. Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos? Graciliano Ramos porque não travestia sua escrita de artifícios como neologismos e não escrevia histórias inverossímeis de travestis como Grande Sertão (como disse Dalton Trevisan). Carlos Drummond de Andrade ou João Cabral de Melo Neto? João Cabral. João Cabral ou Manuel Bandeira? Bandeira, porque dá passagem de ida e volta pra Pasárgada. Jazz ou Bolero? Bolero, e, de quebra, o de Ravel. Funk ou Forró? Forró. Funk ou dupla sertaneja? Funk. Nada pode existir em matéria de música pior que música de dupla sertaneja.

Bolsonaro ou Lula? A que ponto nos reduziram, nos ulularam e nos embolsaram! Voto em branco, perco meu título, mas não voto. Faroeste ou drama? Faroeste com drama. Os brutos também amam ou Os imperdoáveis? Os brutos também amam, porque o título original em inglês Shane, é imperdoável perto da versão. Ben-Hur ou Espártaco? Bem-Hur. Espártaco foi um grande épico, mas antes de começar já se sabia o final, e Ben-Hur tinha uma corrida de bigas que até hoje dá de dez a zero em qualquer corrida de Fórmula 1. Ayrton Sena ou Nelson Piquet? Nelson Piquet, porque nunca fez média com os desinformados da imprensa como Galvão Bueno, e corria melhor que Sena, tanto assim que não morreu.

Noel Rosa ou Chico Buarque? Até 28 anos, quando morreu, Noel Rosa já ganhava, pois compunha mais e melhor. Isso sem queixo e sem esperar o começo do segundo tempo, sacado que foi do jogo da vida muito cedo. Carnaval ou Bumba-Boi? Bumba-Boi, na época em que ainda não tinha virado Carnaval e Carnaval na época em que não tinha virado Bumba-Boi. Bumba-Boi do Maranhão ou do Amazonas? Ué, e aquilo lá na Amazônia que chamam de bumba-boi não é carnaval? Jardineira ou Máscara Negra? Carmem Miranda cantando Camisa Listrada, de Assis Valente. Roberto Carlos ou Caetano Veloso? Roberto Carlos na época em que ainda não tinha virado Roberto Carlos e cantava Quero que vá tudo pro inferno. Picasso ou Van Gogh? Van Gogh. Van Gogh ou Modigliani? Modigliani que não cortou a orelha, mas vazava os olhos das modelos que pintava tornando-as muito mais belas. CPI ou CDB? Se você não é político da oposição e não pode investir em CPI o melhor é CDB. CDB ou Bolsa? Ambos. Se as periguetes aplicarem na bolsa certa do Corno Debilóide Babaca jamais se arrependerão.

Centro ou Shopping Center? Em qualquer lugar do mundo, Centro, mil vezes os centros. Montagne dizia que toda infelicidade do ser humano deriva de sua incapacidade de ficar sozinho em seu próprio quarto. Pois é, o infeliz de hoje troca o confinamento do seu próprio quarto por outro de um quarto muito maior denominado Shopping.

José Ewerton Neto

Autor de A Ânsia do Prazer

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.