Editorial

Inserção, arte e cultura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

É cada vez maior o universo que se abre para as pessoas com deficiência em todo o mundo. E, nessa área, é bom que se diga, ainda falta muito a caminhar para que se alcance um patamar, no mínimo, digno para esse segmento. O mundo perdeu muito tempo ao não se dedicar a esse público e a pensar maneiras que o inclua.

E isso em todas as áreas. Mas, cada iniciativa é um passo largo nessa caminhada, pois é preciso que se avance em todos os sentidos. E é o que está fazendo a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que inaugura, um serviço de audioguia e a disponibilização de vídeos com o tour em libras no Museu da Gastronomia Maranhense.

Com o início do serviço, o Museu se torna o primeiro espaço cultural do Maranhão a contar com esses recursos tecnológicos.

Assim, os visitantes poderão acessar via QR Code o guiamento por seção do Museu. Ao todo, são 12 seções denominadas ‘Estações’, disponíveis para conhecer mais o Maranhão por meio da gastronomia. O material em áudio está disponível no Spotify e no YouTube, permitindo que os ouvintes tenham acesso ao conteúdo de qualquer lugar por meio do aplicativo.

Ao chegar no Museu da Gastronomia Maranhense, os visitantes terão a opção de fazer a sua visita com o audioguia ao trazer seu fone de ouvido ou acessar rapidamente o YouTube para um tour em libras, escolhendo as estações que deseja conhecer mais, ou também poderá realizar o tour completo com um dos guias de turismo presentes e aptos a darem informações em português e inglês.

E é uma visitação de encher os olhos e deixar gosto de quero mais no estômago. No Museu, destacam-se as estações ‘O Banquete’, ‘Casinha da Roça’, ‘Casa das Tulhas’ e os ‘Festivais Gastronômicos'. Com certeza, abrir esse leque garante muito mais que uma visitação. Contempla a dignidade e a inclusão de pessoas que ficam à margem quando o assunto é arte e cultura.

Vale destacar que o Museu da Gastronomia Maranhense foi inaugurado em 19 de junho de 2019. Neste ano, já passou por mudanças no acervo, como troca e inserção de novas peças, ganhou um espaço instagramável na Quitanda - onde se pode registrar a visita com fotos no espaço, e também ganhará um espaço para exposições temporárias nos próximos meses.

O serviço de audioguia e a disponibilização de vídeos com o tour em libras no Museu da Gastronomia Maranhense são passos importantes no campo da inserção. E a população de São Luís já merecia um espaço com todos esses recursos. Surdos e cegos, agora, terão mais um espaço para novas e maravilhosas experiências. E esse é também um caminho sem volta, porque quem vivencia a cultura sempre quer mais, pede mais e espera mais. Por isso, com certeza, não será uma ação isolada. E que venham muitas outras iniciativas desse tipo. São Luís e a população que necessita ser inserida nesse meio, com certeza, agradecem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.