Saúde

A importância da cadeira correta para o home office

A pandemia do coronavírus levou muita gente a transformar um lugar da casa em um ambiente para trabalho ou estudo; escolher a cadeira certa é fundamental para evitar problemas na coluna

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(cadeira)

São Luís- O agravamento da pandemia da Covid19 levou muita gente a adotar o trabalho em casa, o chamado home office, além dos alunos que passaram a estudar de forma remota. Agora são milhares de pessoas que fazem da casa o seu local de estudo ou trabalho diariamente, mas o que muitos não sabem é que o uso inadequado da cadeira que utiliza para essas funções pode ser prejudicial.

São vários e graves os problemas de saúde ocasionados pela má postura e uso de cadeira não apropriada ou na altura errada. Além do desconforto e cansaço que levam à menor produtividade, e isso pode causar problemas na coluna, tais como hérnia de disco, lombalgia, bico de papagaio, a cifose torácica (corcunda, aumento acentuado na curva da coluna) e até a escoliose que não tem cura.

Também conhecido como LER, a Lesão por Esforço Repetitivo atinge quem fica sentado por muito tempo e a lesão ocorre devido aos movimentos contínuos como a digitação no computador quando feita de forma errada ou sem pausas; e agravado ainda mais pelo uso de uma cadeira inadequada. E isso traz problemas para os músculos, nervos e ligamentos. Uma boa cadeira pode ajudar a evitar a LER, garantindo uma boa postura durante a realização do trabalho. Dados do INSS mostram que somente em 2017 foram concedidos mais de 22 mil benefícios no país cuja causa foi a LER.

Outro problema grave é relacionado à circulação sanguínea x má postura. Vale alertar que as cadeiras de baixa qualidade ou de outros modelos que não as de escritório, dificultam a boa circulação do sangue (este tem a função de levar oxigênio e nutrientes às partes do corpo). E quando o sangue não consegue chegar de forma adequada nas extremidades do corpo, há a chance da pessoa apresentar problemas como varizes, que por sua vez podem levar à perigosa trombose. Por isso, além de fazer pausas e intervalos para mexer melhor os membros ao longo da jornada; é essencial manter a a boa postura e a altura adequada da cadeira, com os pés tocando no chão ou em um suporte para pés.

Por todos esses problemas elencados não resta a menor dúvida de que investir em uma cadeira de escritório adequada e de qualidade é uma questão de qualidade de vida. Nas lojas Potiguar há diversos modelos de cadeiras ergonômicas, desde as mais coloridas e com estilo jovem às mais clássicas e apropriadas para ambientes mais sóbrios. Mas todas oferecem ajustes de altura que é o item principal para garantir a boa postura.

A arquiteta Marina Bogéa, do escritório Por Metro Quadrado atesta que aumentou a demanda por projetos de home offices desde o ano passado. As pessoas estão mais atentas à necessidade de buscar uma ajuda profissional para melhor ajustar seu espaço de estudo ou trabalho em casa. Ela tem algumas dicas sobre como escolher a cadeira ideal, com modelos disponíveis nas lojas Potiguar e seguindo as orientações na norma reguladora NR17:

“Há várias opções e modelos, mas em geral a cadeira adequada deve ter regulagens de altura que vão permitir a boa postura da coluna, e ainda melhor quando o encosto é regulável. O ideal é sentar com a coluna ereta, para que o tronco forme um ângulo de 90º com as pernas, e com os pés encostando sempre no chão ou em algum suporte ortopédico de apoio para os pés” , explica Marina.

Ela alerta para o perigo de cadeiras meramente decorativas, mas inadequadas em projetos de home office. Afinal, o que se busca acima de tudo é ergonomia e saúde e não apenas estilo na decoração final.

“Quem trabalha com computador e digitação, por exemplo, necessita de um bom apoio de braços, de modo que o cotovelo permaneça em um ângulo de 90° durante a atividade. Outro ponto importante a observar na hora de escolher uma cadeira é o tipo de piso do chão, para que as rodinhas não tenham problemas para girar e deslizar. Em pisos frios como o porcelanato e a cerâmica, o melhor é o rodízio modelo W — feito de silicone e evita marcas e arranhões no acabamento. Já para pisos de madeira e carpetes, a melhor alternativa é o rodízio duro, modelo H, feito de nylon” completa a arquiteta.

Ela lembra ainda que, além da cadeira ideal e do apoio de braças no mesma, a pessoa deve também atentar para a altura certa do notebook em cima da mesa, que deve ser mais elevando, na altura dos olhos. O melhor é usar um suporte de mesa para colocar o notebook mais elevado, permitindo assim que a pessoa mantenha a postura correta, com a coluna sempre ereta. Quanto à altura ideal da bancada ou mesa, deve seguir o padrão que é de 0,75cm de altura, mas sempre buscando adequar a altura da pessoa também. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.