Opinião

O martelo e o naufrágio do Titanic

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(jornal O Martello)

Às 23h40 de 14 de abril de 1912, portanto, há 109 anos, o Titanic, à época, o maior, o mais seguro e o mais luxuoso navio construído pelo homem, bateu num iceberg. Duas horas e quarenta minutos depois, repousava para sempre no fundo do Atlântico Norte, matando 1.523 pessoas.

Em São Luís, dentre os jornais que comentaram o sinistro evento, destaque para “O Martello”, jornal de formato médio, usado como “Propaganda da Pharmacia Marques”, publicado mensalmente e de distribuição gratuita.

A 16 de maio de 1912, dezesseis dias depois do fatídico desastre marítimo, “O Martello” anunciava em sua primeira página, “O naufrágio do Titanic”, assunto que abalou o mundo inteiro e divulgado nesta cidade de maneira peculiar por um jornal que chegava à opinião pública sem qualquer custo, razão pela qual era bastante lido.

Para o leitor saber como o ato e o fato aconteceram, no começo do século XX, cuja repercussão trágica abalou a humanidade e teve a sua odisseia levada para o cinema*, transcrevo ipsis litteris a infausta notícia veiculada no jornal do saudoso farmacêutico Augusto César Marques.

“Seria demasiada pretensão descrever o que foi esse pavoroso naufrágio ocorrido na noite de 14 de abril nos bancos de gelo da “Terra Nova” no Canadá.

“Todos os jornais do mundo já fizeram com as mais vivas e negras cores. Tocamos somente nesse facto para termos o ensejo de nos associar à dor por que passaram todos aquelles que perderam na catastrothe os seus entes queridos.

“De nada serviu a enormidade do navio construído pelo homem diante da monstruosidade do banco de gelo gerado pela natureza e da impiedade do frio próprio da região.

“Deixemos de lado esse quadro lúgubre, que já pertence ao passado e procuremos no presente agir de modo a evitar que no futuro se reproduzam essas horrorosas desgraças.

“É o que está fazendo o Senado dos Estados Unidos, que em sua sessão de 21 de abril( 5 dias depois da catastrophe) que aprovou um projecto que manda elaborar um regulamento mais completo da navegação marítima e designou uma comissão de inquérito para se entender com os diretores da companhia proprietária do Titanic.

“Isso é que é paiz!!

“Nessa república a politicagem não impede que o Poder Legislativo, 5 dias após um desastre já esteja providenciando para evitar a sua reprodução, chamando a si até atribuições que mais permitiam à polícia.

“É por essas e outras razões que nós apreciamos muito a orientação dos norte-americanos e que damos o maior valor à medalha de prata com que nos premiaram na Exposição de Saint Louis, os Preparativos Marques do saudoso chefe o velho pharmaceutico Augusto Cesar Marques.”

*Em tempo: Titanic, um filme épico, de romance e drama, produzido nos Estados Unidos por James Cameron, estrelado por Leonardo DiCaprio, Kate Winset, Glória Stuart e dirigido por Jerry Jameson.

Barbas de molho

O deputado estadual, Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deve o quanto antes botar as barbas de molho.

O parlamentar pode ser destituído do cargo para o qual se elegeu, caso o Supremo Tribunal Federal mantenha a coerência com o entendimento estabelecido na Carta Magna que proíbe a recondução na mesma legislatura.

Ação do Procurador-geral da República, Augusto Aras, pede a imediata destituição de todos por ferirem o preceito constitucional.

A ironia de Eliziane

A senadora Eliziane Gama, que vem se destacando no Senado da República, pelos projetos, discursos, apartes e intervenções, ironizou com bastante propriedade o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que se recusou comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Disse ela em alto e bom som no plenário do Senado:- Ele entra sem máscara no shopping em Manaus e não pode marcar presença na CPI?

No conselho da Vale

O competente economista maranhense, Roberto Castello Branco, demitido recentemente da presidência da Petrobras, pelo presidente Bolsonaro, foi eleito para ocupar um cargo tão importante quanto o anterior.

Ele agora integra o Conselho da Mineradora Vale.

Cuidado com a pandemia

A epidemia da coronavírus começa a dar sinais de desaceleração, fato bem-vindo, pois novos casos deixaram de aparecer.

Mas, segundo os cientistas, a pandemia, se a população não se vacinar e tomar os cuidados com a doença, ela poderá chegar por meio de ondas que vão e voltam.

Por isso, advertem os infectologistas, não se deve relaxar nas medidas de precaução.

Chico e Gil

Nos meios culturais do Rio de Janeiro, aflorou um movimento com vistas ao lançamento da candidatura de dois monstros sagrados da música popular brasileira para a Academia Brasileira de Letras.

Gilberto Gil e Chico Buarque, ambos letristas de excelente nível intelectual.

Quando Jomar Moraes, presidia a Academia Maranhense de Letras, convidou o compositor conterrâneo Chico Maranhão para se candidatar, com a garantia de elegê-lo, membro da Casa de Antônio Lobo. Convite recusado.

Quem é?

Uma pergunta que não quer calar: existe ministro da Educação no Brasil?

Se existe, quero saber o nome dele e o que anda fazendo para melhorar o ensino no país.

Festas juninas

O mês de junho, para muita gente, é o melhor do Maranhão, porque nele se realiza a maior festa popular de nossa terra: o São João. No ano passado, as festas juninas não se realizaram por causa da pandemia.

Junho está chegando e até agora não se sabe se novamente as brincadeiras em homenagem a São João e São Pedro vão ser comemoradas e festejadas por boeiros e adeptos.

Pelo andar da boiada, provavelmente, as festas juninas serão mais uma vez canceladas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.