Programação

Hip hop é destaque em programação virtual do CCVM

Oficinas, palestra e show "O Bailado do Nego Rei" fazem parte da programação elaborada pelo rapper Thiago Elniño para o CCVM; eventos vão de hoje a sexta-feira

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Thiago Elniño é rapper e pedagogo
Thiago Elniño é rapper e pedagogo (Thiago Elniño)

São Luís - Uma programação inteiramente dedicada à música, pensada pelo rapper e pedagogo Thiago Elniño e traduzidas em duas oficinas, uma palestra e a exibição do show inédito “O Bailado do Nego Rei”. Assim será a programação realizada pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) de hoje a sexta-feira (7), às 19h e disponibilizadas gratuitamente nas redes da instituição. As atividades fazem parte do projeto aprovado pelo edital Ocupa CCVM. As oficinas e a conversa aberta serão realizadas por meio da plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas enviando nome completo e telefone para o e-mail contato@ccv-ma.org.br.

Abrindo a programação, hoje será realizada a oficina de Dub, estilo musical desenvolvido na Jamaica nos anos 60, marcado por remixes feitos com a inserção de improvisos de rimadores, cortes de instrumentos e aplicação de efeitos, tornando a música mais psicodélica e envolvente. O Dub teve participação na criação do rap e de diversas vertentes da música eletrônica. Durante a aula, além de uma passagem pela história do estilo, será realizada a mixagem de músicas em Dub. O responsável pela oficina será o músico Martché, produtor musical de trabalhos de artistas como MC Marechal, Ju Dorotea, BeatBass HigtTech e o próprio Thiago Elniño.

E é ele quem continua a programação, ministrando a oficina Autogestão de Carreira Musical, amanhã. Com 17 anos de carreira, o rapper compartilhará experiências como artista independente, expondo estratégias utilizadas para consolidar-se no mercado musical, com projetos que envolvem música e educação e dialogam com os valores que acredita, sem perder a visão crítica de mercado. “Contando com minha formação em pedagogia, durante a pandemia busquei contribuir com o desenvolvimento de artistas pretos, ministrando uma série de mentorias, e fui convidado a contribuir com espaços que pensam o contexto do artista independente no cenário atual e futuro”, conta Thiago Elniño.

História
Na quinta-feira (6), contação de história e cultura hip hop serão as ferramentas escolhidas por Elniño para falar sobre o início da carreira, e de como teve a vida transformada por um dono de banca de revistas, ao ser flagrado cometendo um furto. A conversa aberta

“O menino que roubava gibis” vai usar do humor para aproximar e incentivar crianças e adolescentes a iniciarem a prática da leitura e as produções textual e artística.

Tambores
O encerramento da semana ficará por conta do show “O Bailado do Nego Rei”, na sexta-feira (7), às 19h. Após participar da segunda edição do Festival Kebrada do CCVM, Thiago Elniño incorporou ao trabalho a influência do que viveu em terras maranhenses. “A visita ao Maranhão foi completamente transformadora para mim. O tambor de crioula e o tambor de mina trouxeram novas possibilidades de utilização dos instrumentos e melodias, em algo que eu já fazia em relação ao candomblé, à umbanda e à Jurema. Os caboclos de pena proporcionaram novas dinâmicas de texto e movimento. Tudo isso foi distribuído na minha obra, seja em elementos tradicionais ou com técnicas, energia e intenções dessa cultura, de forma potente e intensa”, afirma o rapper.

O show marca o lançamento do conceito que norteará o trabalho do artista, com repertório de músicas inéditas, cantos e toques de culturas e espaços de fé de matrizes africanas, além de versões de músicas que passam por toda a carreira do rapper. “Vejo o hip hop como uma cultura moderna que se enriquece no respeito às culturas tradicionais, e esse projeto fala disso, do hip hop pedindo benção aos tambores para seguir em frente, comunicando com as juventudes pretas por uma linguagem que elas se identifiquem”, explica. O Bailado do Nego Rei poderá ser assistido virtualmente, no canal do CCVM no Youtube: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao.l

Serviço
O quê

Oficinas, conversa aberta e show com Thiago Elniño

Onde

Plataforma Zoom e youtube.com/centroculturalvalemaranhao

Quando

De hoje a sexta, às 19h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.