Entrevista

Doses da Sputnik já estão prontas para a importação, diz Flávio Dino

Governador também assegurou que a Anvisa já recebeu do Instituto Gamaleya, responsável pela vacina russa, os documentos necessários para a aprovação da importação do imunizante

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Flávio Dino disse que vacina Sputnik está pronta para importação
Flávio Dino disse que vacina Sputnik está pronta para importação (flávio dino)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou em entrevista coletiva na última sexta-feira que o primeiro lote da vacina Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, já está pronta para a importação.

O Maranhão ainda tenta junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para importar 4,5 milhões de doses da vacina. Na semana passada a Anvisa rejeitou o primeiro pedido formalizado pelo estado, sustentou a falta se segurança em dados preliminarmente analisados e sustentou a ausência de documentos que deveriam ter sido enviadas pelo laboratório russo.

Dino, contudo, acredita que ainda é possível obter os lotes da vacina e intensificar o processo de imunização no estado.

“O contrato ainda está vigente. Ontem mesmo as autoridades da Rússia insistiram que eles já têm as vacinas prontas para entregar. Lembrem que a primeira remessa seria [entregue] no mês de abril. Eles nos informaram ontem: ‘temos as vacinas para entregar’. Nós dissemos que não há como entregar porque não tem autorização da Anvisa”, explicou.

Flávio Dino afirmou que em meio ao imbróglio sobre a autorização para a importação do imunizante, o Instituto Gamaleya encaminhou aos estados na sexta-feira novos documentos que tratam da eficácia e da segurança da vacina.

O material, de 55 páginas, já foi entregue à Anvisa para uma nova análise técnica. “Eventualmente podemos ir novamente ao Poder Judiciário para debater este assunto. O Governo do Maranhão ainda não pagou nada pelas vacinas. Embora a lei brasileira autorize que haja pagamento antecipado”, explicou.

Queda

Durante a entrevista, Flávio Dino disse que o Maranhão registrou queda no número de mortes por Covid-19 nas faixas etárias acima de 70 anos. A queda, segundo ele, é resultado dos avanços na vacinação e das medidas de restrições que ainda estão em vigor.

Há também diminuição no que diz respeito à ocupação hospitalar, que saiu da média de 90% para 70% (leitos de Unidade de Terapia Intensiva) e de 70% para média de 55% (leitos clínicos).

“Temos um quadro tendencialmente de estabilidade, com viés de queda. Mas, ainda é rigorosamente imprescindível a manutenção das medidas preventivas. Uso de máscaras, higiene das mãos e distanciamento social. Esse trinômio salva vidas”, comentou.

Outro dado positivo apresentado pelo chefe do Executivo mostra que o Maranhão se mantém como o estado de menor número de mortes pela doença, no país.

“Sinal que nossos esforços conjuntos, governo e sociedade, estão produzindo os efeitos, comparativamente possíveis, diante dos desafios enfrentados”, pontuou.

Restrições

Flávio Dino anunciou ainda manutenção das medidas restritivas em vigor. Escolas públicas manterão aulas na modalidade online; escolas privadas no modelo híbrido (on-line e presencial); comércio, incluindo academias, das 9h às 22h; supermercados de 6h à 0h; delivery até 23h; atividades religiosas presenciais ficam suspensas no período; pessoas do grupo de risco afastadas do trabalho no setor público e privado. “Vamos manter este regime e acredito que, em 15 dias, teremos condições de alterar o cenário”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.