COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
UM FOCO de luz na beleza estonteante de Isabelle Cutrim, maranhense que brilha atualmente na primavera de Milão, onde reside e se prepara para iniciar carreira no cinema
UM FOCO de luz na beleza estonteante de Isabelle Cutrim, maranhense que brilha atualmente na primavera de Milão, onde reside e se prepara para iniciar carreira no cinema

Bibliotecários

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Universidade Estadual do Piauí, realiza nesta quinta-feira, a conferência “Formação de Bibliotecários: mediação e responsabilidade social como horizontes do currículo”. O objetivo é lançar o Grupo de Pesquisa e Extensão “Observatório da Práxis Formativa e do Movimento Curriculante em Biblioteconomia no Âmbito da Região Nordeste do Brasil”, O grupo iniciará suas atividades com a apresentação da proposta de trabalho e com a conferência, que será proferida pela professora Marielle Barros, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo e docente da Universidade Federal Fluminense. O evento será transmitido no canal UFMADIB no Youtube.

Destaque

A redação é uma das práticas mais importantes na vida estudantil. Ela desenvolve não só técnicas de escrita, mas aprimora a capacidade argumentativa, a necessidade de uma pesquisa, já ensaiando os moldes acadêmicos, estabelece hábitos, amplia o vocabulário, legitima o esforço e estabelece metas a serem cumpridas e superadas. Diante de um mundo cada vez mais digital, cujas informações têm uma celeridade considerável, a redação ativa condições cerebrais que só a escrita proporciona. Assim resumiu a professora de redação do Colégio Dom Bosco, Lizia Ferreira, sobre a relevância da redação na formação intelectual e profissional

Destaque...2

A matéria não é apenas ensinada aos alunos, mas estimulada e praticada de fato no Dom Bosco. Os alunos treinam duas redações por semana; e há o formato de Oficina de Redação, que é a prática mais individualizada dos grupos, com correção de erros e reescrita, entre outras atividades relacionadas à matéria. E todo esse trabalho só tem rendido bons frutos. As mais recentes conquistas foram as excelentes notas alcançadas por alunos da escola no último exame do ENEM; com notas que vão de 940 pontos para cima. Prova de que o rigor acadêmico associado à moderna metodologia de escola exponencial segue formando vencedores, mesmo em tempos de pandemia.

Filme sobre Tarsila

Figura central do modernismo brasileiro, a pintora paulista Tarsila do Amaral (1886-1973), autora de Abaporu (1928), a icônica tela que resume as propostas do movimento, terá sua vida filmada pela cineasta Daniela Thomas. A iniciativa tem coprodução assinada pelo produtor brasileiro Cláudio Kahns, da Tatu Filmes, e pelo produtor executivo inglês Simon Egan, da Bedlam Productions, ganhador de um Oscar entre os quatro conquistados pelo filme O Discurso do Rei (The King’s Speech).

Filme... 2

Apesar de Kahns e Egan terem produzido vários documentários, Tarsila será uma obra ficcional e deverá estar pronta em 2022, a tempo para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna. Alguns nomes circulam entre os prováveis intérpretes dos protagonistas da história da pintora, hoje a mais cara do Brasil. Vale lembrar que há dois anos o Museu de Arte Moderna de Nova York pagou US$ 20 milhões por sua tela A Lua, de 1928

Retomada de agenda

Com a flexibilização dos decretos oficiais, os eventos realizados para um número menor de pessoas começam a movimentar a agenda dos artistas em todo o Brasil. No Maranhão, em se tratando de casamentos, o termômetro poderia ser medido pela disparada de convites aos cantores Fernando e Franco, que, atualmente, estão na crista da onda, despontando como os novos queridinhos desse tipo de evento, e cujo projeto oferece uma logística compatível com as exigências dos protocolos sanitários

TRIVIAL VARIADO

Com a flexibilização dos decretos oficiais, os eventos realizados para um número menor de pessoas começam a movimentar a agenda dos artistas em todo o Brasil. No Maranhão, em se tratando de casamentos, o termômetro poderia ser medido pela disparada de convites aos cantores Fernando e Franco, que, atualmente, estão na crista da onda, despontando como os novos queridinhos desse tipo de evento, e cujo projeto oferece uma logística compatível com as exigências dos protocolos sanitários.

O item "música", claro, é um dos que nenhum casal de noivos abre mão, mesmo que precise contratar uma banda reduzidíssima ou apenas os cantores.

Um exemplo são os microweddings, cerimônias com até 40 pessoas, que hoje figuram como o formato mais comum. A proposta contempla casais que não querem mais adiar a celebração e buscam realizar o sonho com menor risco de contágio.

Uma história de superação amorosa e dependência emocional norteia o livro “Stella: eu te amo, mas”, de autoria de Nathalia Rissane e Ahtange Ferreira, disponível em e-book e em formato físico.

A obra, baseada em histórias reais de mulheres que se envolvem em relacionamentos abusivos, resgata feridas emocionais e mostra como elas sofrem por amor, mas, também, conseguem dar a volta por cima.

O abuso não é somente físico, mas pode acontecer de todas as maneiras. “Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, muitos casais passaram a precisar de terapia, e não somente as mulheres”, diz Nathalia Rissane, que se inspirou, principalmente, em relatos do terapeuta, psicólogo e escritor Walter Riso, bem como em livros que retratam histórias da vida real.

Em “Stella: eu te amo, mas”, 227 páginas, a personagem que intitula a obra conhece Luís e dá início a um caminho sem volta. Com o passar do tempo, até os amigos mais próximos dela se afastam, por não suportarem vê-la no estado profundo de dependência e baixa estima

O abuso não acontece somente por meio de violência verbal ou física, segundo a autora. “O termo amor prende a vítima para continuar sendo controlada. Luís lhe oferece migalhas de seu tempo e Stella, mesmo percebendo a armadilha, não tem forças para reagir e se agarra a qualquer coisa para viver aquele amor entre aspas”, prossegue.

Tome nota: nesta quinta-feira, a Associação Comercial do Maranhão promove mais um Conexão ACM, que traz como pauta o tema “Saúde mental e força espiritual – sua vida começa aqui”. Organizado pelo ACM Mulher, o evento digital recebe um time de convidados especiais, Estão confirmados: a psiquiatra e mestre em Ciências da Saúde, Ludmila Palhano; Bruno Oliveira, pastor e teólogo, com MBA em Liderança x Coaching e padre Cláudio Sousa Fernandes, que também é psicólogo. A mediação fica por conta do neurocoach e professor Cidinho Marques.

Em tempo: o debate vai promover um momento de muita reflexão e aprendizado, tendo em vista as incertezas que ainda vivemos por conta da pandemia da covid-19. O Conexão ACM é às 20h, tem transmissão pelo YouTube (youtube/acmma) e Instagram (@acmma01).

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, ministrou palestra durante o seminário “Diálogos sobre a Agenda 2030 no Poder Judiciário” – Eixo Ambiental, realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 27 de abril.

No assunto: os debates aconteceram de forma online, com transmissão ao público pela plataforma social Youtube. E reuniram conselheiros do CNJ, magistrados e autoridades em torno dos temas “Questões ambientais complexas e a Agenda 2030”, “Preservação das florestas do Brasil e a Agenda 2030” e “Metas 9 e 12 e a Agenda 2030”

DE RELANCE

Alcântara em pauta
O coordenador do grupo de Trabalho da Fiema “Pensar o Maranhão”, Luiz Fernando Renner, juntamente com o superintendente da Fiema, Cesar Miranda e demais membros do GT participaram na tarde de ontem da Reunião Ordinária da Comissão Integrada de Desenvolvimento para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), com a presença do Ministro Marcos Pontes

Alcântara em pauta...2
A 7ª reunião ordinária do plenário do CDI-CEA aconteceu de forma remota e contou com apresentação do IFMA, do Ministério do Turismo, da UFMA. Durante os informes, Renner destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema Indústria na região, como ações de saúde do Sesi e de capacitação profissional do Senai que tiveram que ser adiadas devido aos decretos estadual e municipal de Alcântara que proibiram a realização de eventos e cursos devido à pandemia.

Pra frente, Brasil
Mais parece que o país anda para trás. A miséria e a fome aumentam. Em qualquer cruzamento movimentado de São Luís é possível encontrar pessoas que não são moradores de rua pedindo comida ou um trocado, explicando que estão ali por falta de opção, enquanto têm de levar algum alimento para casa. Mas não será possível ter ideia exata desta tragédia. Afinal, o censo do IBGE, indispensável para a calibragem de políticas sociais e para o Brasil se conhecer, foi inviabilizado por falta de recursos.

Pra frente, Brasil...2
Uma das prioridades globais, como mostrou a Cúpula do Clima, é a proteção do ambiente. No Brasil, a verba para a fiscalização é cortada. Apesar da promessa de aumentá-la. O papel da ciência no desenvolvimento é cada vez mais reconhecido. A pandemia cristalizou ainda mais esta certeza. Enquanto isso, a notícia mais recente é a de que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai pagar apenas 13% das bolsas de doutorado e pós-doutorado aprovadas em edital. Não há dinheiro. Mas as emendas parlamentares serão gordas.

Reunião com a Embratur
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur), da Prefeitura de São Luís, participou, na última terça-feira, de uma reunião na sede da Embratur, em Brasília, com o objetivo de estreitar laços e divulgar o destino São Luís nos meios oficiais do órgão federal. Na pauta da reunião, a necessidade de inclusão de São Luís como oferta no material publicitário da Embratur, devido à abundância de roteiros, passeios, espaços culturais, variedade gastronômica e muitos outros atrativos da capital maranhense.

Reunião com a Embratur...2
Da Embratur, participaram do encontro o diretorpresidente, Carlos Brito, e o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento. O secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, representou a Prefeitura de São Luís e apresentou material promocional como as redes sociais, vídeos e imagens para reforçar as possibilidades turísticas disponíveis na cidade. O diretor-presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou que entende essa necessidade e contribuirá na divulgação do destino nacional e internacionalmente.

Reunião com a Embratur...3
O destino São Luís tem passado por uma série de mudanças durante a gestão do prefeito Eduardo Braide. Além da aproximação com o Trade Turístico de São Luís, a Setur também está buscando promover a cidade já pensando na retomada do turismo no pós-pandemia. As redes sociais Instagram (@turismo.saoluis) e Facebook (Turismo São Luís) passaram por uma grande reformulação e estão recebendo conteúdos autorais de divulgação todos os dias. São Luís também tem as ações voltadas para o turismo divulgadas em forma de matérias nos principais sites de notícias do Brasil

Para escrever na pedra:
“Felicidade é ter o que fazer”. De Aristóteles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.