Violência contra a mulher

Maranhão já registrou 16 casos de feminicídio neste ano

Somente neste mês ocorreram três crimes desta natureza no estado; um dos últimos registros aconteceu no dia 17, em Balsas, e o suspeito está foragido

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Tiago dos Santos é suspeito de atirar e matar a ex-namorada Maísa
Tiago dos Santos é suspeito de atirar e matar a ex-namorada Maísa (feminicídio Balsas)

Maranhão - Um total de 16 feminicídios foram cometidos este ano no Maranhão. Somente neste mês já ocorreram três casos. Um dos últimos crimes ocorreu no último dia 17, na residência da vítima, localizada no bairro São Caetano, na cidade de Balsas, e a polícia ainda não conseguiu prender o principal suspeito do crime, Tiago dos Santos Costa, ex-namorado da vítima, identificada como Maísa Fernandes Lima Sodré Silva, de 19 anos.

O caso está sendo investigado na Delegacia Regional de Balsas, coordenada pelo delegado Fagno Vieira e as incursões continuam ocorrendo na localidade com o objetivo de prender o criminoso. A polícia informou que o suspeito não aceitava o fim do namoro e ameaçou de morte a vítima, várias vezes, inclusive por meio do WhatsApp.

Na tarde do último dia 17, ele invadiu a casa da vítima e teria cometido o ato criminoso. A jovem estava dentro de um quarto quando foi atingida por quatro tiros. Uma das balas atingiu a cabeça da vítima e ela morreu local, enquanto o suspeito tomou rumo ignorado.

O corpo foi removido ao hospital da cidade para ser autopsiado e o enterro aconteceu no domingo, 18, no cemitério de Balsas. Há informações que Tiago dos Santos Costa chegou a ser preso no mês de janeiro, deste ano, pelo crime de tráfico de drogas, mas foi solto por ordem judicial, com o uso da tornozeleira eletrônica.

Outros casos
Somente no Domingo de Páscoa, 4 de abril, ocorreram dois feminicídios no estado. Um dos casos aconteceu no Bom Jesus, área do Coroadinho, em São Luís, e teve como vítima Alcilene Amaral Cutrim, de 44 anos. De acordo com a polícia, o suspeito, identificado como Etevaldo de Jesus Reis, de 45 anos, foi preso no dia 5 deste mês, na capital, e foi ouvido na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar.

O delegado Lúcio Rogério Reis declarou que Etevaldo de Jesus confessou a autoria do crime e disse que no Domingo de Páscoa brigou com a esposa dentro de casa, por ciúmes. Ela teria dito ao companheiro que passou o dia anterior com uma outra pessoa. Durante a briga, ele apertou o pescoço da vítima e, logo após, a amarrou com uma corda.

Ele ainda pegou o cartão bancário da companheira e realizou um saque no valor de R$ 1.500,00. Em seguida, ficou andando sem destino e foi furtado durante a noite, quando dormia na rua. Somente na manhã seguinte ao crime, na segunda-feira, 5, Etevaldo de Jesus foi aconselhado, por uma irmã, a se entregar para a polícia.

O delegado disse que Etevaldo de Jesus se entregou na delegacia do Maiobão e foi apresentado na SHPP. Ele prestou esclarecimentos sobre o caso e, no momento, está custodiado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, à disposição do Poder Judiciário.

Os vizinhos do casal disseram para a polícia que tiveram que arrombar a porta da frente da residência da vítima. Ela foi encontrada em um dos quartos, com os pés e mãos amarrados. Havia marcas de violência no rosto, no pescoço e na cabeça.

Os peritos do Instituto de Criminalística estiveram no local e, por meio de exames periciais, constataram que a vítima foi assassinada por asfixia. O enterro e o velório ocorreram ontem na cidade de Olinda Nova.

O outro caso de feminicídio ocorreu no povoado Engenho d’Água, zona rural de Caxias, e teve como vítima Míriam Paiva Carvalho, de 44 anos. A polícia ficou sabendo do caso por intermédio da irmã da vítima. Ela contou que Míriam foi morta a tiros pelo ex-companheiro, identificado como Nazareno, que fugiu do local. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios, coordenado pelo delegado Jair Paiva e ainda ontem não tinha registro de prisão do acusado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.