Ato bárbaro

Violência: Maranhão já registra 33 casos de feminicídio este ano

Uma das últimas ocorrências aconteceu na cidade de Pio XII, sendo que o principal suspeito foi encontrado morto com marcas de violência no pescoço e no olho direito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Após a execução de Sâmara Sousa, seu ex-namorado foi encontrado morto
Após a execução de Sâmara Sousa, seu ex-namorado foi encontrado morto (feminicídio)

São Luís - O número de casos de violência contra a mulher é alta no Maranhão. De acordo com a polícia, somente este ano já ocorreram 33 crimes de feminicídio em todo o estado, a maioria no interior. Um dos últimos casos ocorreu na noite de domingo, 5, na cidade de Pio XII, tendo como vítima Sâmara Jaqueline do Nascimento Sousa, de 34 anos.

A polícia informou que a vítima tinha um relacionamento amoroso com o serralheiro Marcos de Moura Costa. Ele não aceitava o fim da relação e diversas vezes tentou reatar o namoro, mas não conseguiu. No dia do crime, o serralheiro ligou para ex-namorada e marcou um encontro na área do centro de Pio XII.

Durante o encontro o casal discutiu e Sâmara Sousa foi morta pelo ex-namorado a tiros. Algumas pessoas ouviram o barulho dos tiros e encontraram a jovem baleada e ensanguentada. A Polícia Militar foi acionada e os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram chamados.

A vítima morreu no local e o corpo foi removido ao hospital da cidade para ser autopsiado. O resultado do exame pericial vai ser encaminhado para a Polícia Civil. Enquanto, o suspeito fugiu para uma área de matagal, mas, na manhã de segunda-feira, 6, foi achado morto.

O corpo dele foi encontrado em uma estrada, que liga Pio XII a Satubinha, com sinais de violência, principalmente, no olho direito e no pescoço. Policiais militares estiveram no local e o corpo de Marcos de Moura levado para o hospital. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Maria da Penha
Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o Poder Judiciário desde o ano de 2006, época em que foi sancionada a Lei Maria da Penha, até o último dia 17 já recebeu 82.588 pedidos de medidas protetivas de urgência, conforme relatório de movimentação processual extraído dos sistemas Themis PG e Processo Judicial eletrônico (PJe), pela Diretoria de Informática e Autuação do Tribunal.

Somente entre os anos de 2017 a julho de 2021, ingressaram 53.628 pedidos no Poder Judiciário. Dessa quantidade, foram concedidas 46.311 medidas protetivas, 863 revogadas e 1.378 não foram concedidas. Só neste ano, a Justiça Estadual já recebeu 7.901 pedidos de medidas protetivas de urgência.

NÚMERO

  • 82.588 pedidos de medidas protetivas de urgência desde em que foi sancionada a Lei Maria da Penha, até o último dia 17

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.