Imunização

10.360 novas doses de vacina contra a Covid-19 chegam a São Luís

Nesta semana, a Semus está aplicando a 1ª dose da vacina em idosos acamados e 2ª dose em profissionais da saúde

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Profissionais da saúde estão recebendo a segunda dose da vacina CoronaVac no Centro Municipal de Vacinação
Profissionais da saúde estão recebendo a segunda dose da vacina CoronaVac no Centro Municipal de Vacinação (segunda dose vacina)

São Luís – São Luís recebeu mais 10.360 novas doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantã, na última segunda-feira, 22, para prosseguir com o processo de imunização contra o coronavírus. Nesta semana, o Centro Municipal de Vacinação está aplicando a segunda dose em profissionais da saúde e a primeira em idosos acamados. De acordo com a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o município já vacinou 51.099 pessoas.

Das vacinas aplicadas até agora, 38.482 foram destinadas para a primeira dose e 12.617 destinadas a aplicação da segunda. A Semus está fazendo a aplicação da segunda dose para 13.286 pessoas na capital, conforme o plano municipal de vacinação. A aplicação da segunda dose aos profissionais de saúde segue normalmente no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae (Cohafuma). Ainda há 10.360 doses para a segunda aplicação e 460 para a primeira.

Processo de imunização
A imunização só é completa quando a pessoa toma a segunda dose da vacina. Ou seja, a pessoa que tomou a primeira dose, deve tomar a segunda no dia marcado para que o processo de imunização se complete no período estabelecido. Quando a vacina é a CoronaVac, as duas doses devem ocorrer no prazo de 21 dias. Quando é da AstraZeneca, no prazo de 90 dias.

Diante disso, é comum surgir a dúvida: e se eu não conseguir receber a segunda dose no período estabelecido? O Estado ouviu a opinião especializada do epidemiologista Antônio Augusto Moura da Silva, que explicou o processo.

“Se passar um pouco, provavelmente não, mas a pessoa vai demorar mais a ficar protegida, pois para a proteção completa se precisa da segunda dose. Se não receber a segunda dose a vacina vai proteger mas a proteção será incompleta”, explicou o epidemiologista.

Na opinião do especialista, é difícil dizer se São Luís pode passar por essa situação, porém, acredita que neste momento não, pois as segundas doses da CoronaVac foram reservadas. “No futuro, não sei se as segundas doses serão reservadas nas próximas remessas e se as previsões de recebimento das vacinas serão frustradas”, afirmou.

A Semus também foi questionada sobre uma possível falta de vacinas para a segunda dose. Em nota, a pasta informou que, há um intervalo maior entre a primeira e segunda dose para quem tomou a vacina AstraZeneca (90 dias) e que desta forma, a Prefeitura montou um cronograma para atender a esse público com o recebimento de novas doses para a imunização.

Governo Estadual
Em nota da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a administração da segunda dose dos imunizantes, o órgão afirmou que, conforme orientação do Ministério da Saúde, a SES distribuiu aos 217 municípios a segunda dose no período próximo à administração, exatamente para garantir a imunização.

“A SES ressalta que os 217 municípios receberam doses suficientes para imunização na população prioritária nesta primeira etapa da vacinação: 73% de doses para os Trabalhadores da Saúde; e, 100% para a população de 90 anos ou mais, idosos de 60 anos ou mais institucionalizados, pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas e população indígena”, esclareceu a secretaria.

SAIBA MAIS

Distribuição de insumos

Ministério da Saúde distribuiu 425,9 mil seringas e agulhas para vacinação no estado do Maranhão. Do total de insumos distribuídos ao gestor local do estado, 279,2 mil foram de seringas e 146,7 mil foram de agulhas, como consta no painel de distribuição de seringas e agulhas, dentro da plataforma LocalizaSUS.

O cronograma de entrega dos produtos foi elaborado de acordo com a capacidade de produção industrial e dos estoques já disponíveis nos estados. A medida é uma das ações do Governo Federal para dar suporte aos estados e municípios no enfrentamento à pandemia.

NÚMEROS

10.360 novas doses
13.286 estão recebendo 2ª dose

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.