Troca de Ideia

UFMA e IPHAN realizam Inventário sobre o samba maranhense

No quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM, antropóloga, psicanalista, educadora de “mão cheia”, MARILANDE MARTINS ABREU, explica sobre a pesquisa de campo sobre as Turmas de Samba do Maranhão para fins de registro e salvaguarda

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 04/04/2024 às 09h11
Marilande Martins Ferreira no Plugado na Mirante FM
Marilande Martins Ferreira no Plugado na Mirante FM (Divulgação)

SALVAGUARDA ● Costumo sempre dizer que o PLUGADO, na MIRANTE FM tem como filosofia de existência a música, bons conteúdos e troca de ideias. E quem passou pelo programa foi a antropóloga, psicanalista, educadora de “mão cheia”, MARILANDE MARTINS ABREU.

O bate-papo foi sobre o Inventário Nacional de Referências Culturais das Turmas de Samba do Maranhão. Segundo MARILANDE, a realização de  levantamento e sistematização de dados para a ação do Inventário a partir de parceria entre a UFMA e o IPHAN.

Em quais cidades encontram-se, nos dias atuais, as Turmas de Samba? Como se organizam? Quem as mantém? Quais relações mantém com casas de cultos e rituais afro-ameríndios? Com a cena política local? Quais os fatores de um aparente desaparecimento dessas Turmas de Samba no Maranhão?

Para responder essas questões. Será realizada pesquisa documental em arquivos públicos e bibliotecas, estudo e estudo  etnográfico sobre a história das Turmas de Samba do Maranhão, que se constituirá de trabalho de campo em torno de 80 cidades do Maranhão para  realizar registro audiovisual e entrevistas.

Após essa primeira etapa do trabalho, esses dados serão sistematizados construídos através de reara a ação de Inventário Nacional de Referências Culturais das Turmas de Samba do Maranhão a partir de parceria entre a UFMA e o IPHAN. Em quais cidades encontram-se, nos dias atuais, as Turmas de Samba? Como se organizam? Quem as mantém? Quais relações mantém com casas de cultos e rituais afro-ameríndios? Com a cena política local? Quais os fatores de um aparente desaparecimento dessas Turmas de Samba no Maranhão?

Para responder essas questões. Será realizada pesquisa documental em arquivos públicos e bibliotecas,  estudo e estudo  etnográfico sobre a história das Turmas de Samba do Maranhão, que se constituirá de trabalho de campo em torno de 80 cidades do Maranhão para  realizar registro audiovisual e entrevistas.

Após essa primeira etapa do trabalho, esses dados serão sistematizados construídos através de relatórios, que serão inseridos na plataforma INRC do IPHAN, para fins de registro e salvaguarda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.