Documentário

Filme relata situação de grávidas em Fernando de Noronha

"Proibido nascer no paraíso" dirigido por Joana Nin traz à tona uma questão polêmica da ilha, e estreia no dia 11 de março, em homenagem ao Dia da Mulher

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Documentário fala das grávidas de Fernando de Noronha
Documentário fala das grávidas de Fernando de Noronha (documentário noronha)

"São Paulo- O documentário "Proibido nascer no paraíso", de Joana Nin, coloca luz a um fato que desde 2004, mulheres de Fernando de Noronha/PE são forçadas a se afastar de casa para terem seus bebês, pois o único hospital local não está preparado para realizar partos. Aquelas que se recusam são coagidas a sair, nem mesmo nativas podem optar por ficar. A proibição coincide com a explosão do turismo na ilha e gera conflito entre empresários e aqueles que têm direito à terra. O filme acompanha a saga de três gestantes de famílias tradicionais da gravidez até o parto.

Uma produção da Sambaqui Cultural, o filme será lançado comercialmente nos do Brasil, a partir do dia 11 de março, pela Boulevard Filmes

“Quando eu estava filmando o documentário na ilha, ouvi diversas vezes das pessoas que participaram comentários sobre o desejo de ver o filme depois. A internet na ilha não funciona tão bem, então para que eles possam assistir, eu terei que levar o filme até lá. Acho fundamental que o realizador de documentário de alguma forma devolva o filme para comunidade ou para as pessoas que emprestaram sua história. Neste sentido, para mim tem uma importância muito grande exibir o filme em Fernando de Noronha. Embora outras mulheres grávidas muitas vezes sejam impedidas de tomar decisões sobre o próprio parto, em Fernando de Noronha este problema virou uma questão de pertencimento. O filme é uma ferramenta importante para contribuir neste debate. Como assim não é possível ter um bebê no mesmo lugar onde nasceu a mulher?”, explica a diretora Joana Nin.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.