Chuvas

Defesa Civil reforça cobertura de encosta em área de risco no Itaqui-Bacanga

O objetivo da ação é evitar deslizamento de terras durante época de chuva; dessa vez a área que recebeu proteção fica localizada no Residencial Piancó, na região da Vila Embratel

Com informações da Assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A área que recebeu proteção fica localizada no Residencial Piancó, na região da Vila Embratel
A área que recebeu proteção fica localizada no Residencial Piancó, na região da Vila Embratel (Defesa Civil )

São Luís – Como medida de prevenção contra o deslizamento de terras durante a época de chuva, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), por meio da Defesa Civil Da Prefeitura de São Luís, tem visitado áreas de risco situadas na capital maranhense. Na última quarta-feira (20) a equipe realizou ação no Residencial Piancó, na região da Vila Embratel (eixo Itaqui-Bacanga).

O local recebeu uma ampliação na cobertura de proteção a fim de evitar deslizamentos de terra no referido trecho, os agentes colocaram uma grande lona na encosta. O procedimento ocorreu durante a manhã antes que novas chuvas atingissem a região.

Esse tipo de procedimento é importante para impermeabilizar o solo, reduzindo, desse modo, o risco de deslizamentos de terra. “Quando a chuva cai, a água corre pela lona. Isso impossibilita a infiltração do solo. Antes, fizemos a vistoria técnica no local, ocasião em que constatamos a necessidade urgente do aumento da proteção. Nós checamos todas as condições da estrutura do relevo e do entorno, incluindo o tipo de vegetação”, esclareceu o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

O trabalho realizado pelos agentes no Residencial Piancó, com a colocação da lona plástica, foi destacado pelo titular da Semusc, Marcos Affonso. “A água da chuva que se infiltra desestabiliza as encostas, pois esses terrenos são irregulares no sentido da inclinação. Nos arredores, há pessoas morando. Então, a nossa função é proteger o cidadão. O trabalho educativo da nossa Defesa Civil está sendo importante para evitar tragédias. E continuaremos assim não apenas no período chuvoso. O nível de alerta deve ser o ano inteiro”, enfatizou o secretário Marcos Affonso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.