Testes

Inep inicia aplicação de provas no primeiro dia de Enem

Provas começaram às 13h30 (horário de Brasília), em várias partes do país; participantes farão redação e provas de linguagens e ciências humanas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Prova de hoje se encerra às 19h
Prova de hoje se encerra às 19h (Enem)

Brasília - As provas da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já estão sendo aplicadas. Neste domingo, 17 de janeiro, primeiro dia do exame, os participantes farão uma redação — de no máximo 30 linhas — e duas provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Os participantes da aplicação regular têm até 19h para terminar as provas. São cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e fazer a redação. As regras do exame determinam que os participantes só podem deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início das provas, ou seja, às 15h30. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos finais da aplicação, às 18h30.

Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas, ou recusar-se, sem justificativa, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame. As exceções são os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos. O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia.

A aplicação das provas é fundamental para garantir o acesso dos estudantes à educação superior em 2021. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desejam sucesso aos participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.