Vídeos

Dança de rua do Maranhão em exibições on-line

Centro Cultural Vale Maranhão apresenta série de vídeos-dança de grupos do Maranhão na internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Grupo Tri Wow terá vídeo exibido amanhã
Grupo Tri Wow terá vídeo exibido amanhã (grupo Tri Wow)

São Luís - Prossegue esta semana a segunda edição do Dança Aqui, programa de fomento à dança de rua, promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). As próximas exibições serão amanhã e nos dias 20 e 27 deste mês e 3 e 10 de fevereiro, sempre às 20h, por meio do CCVM Digital, no IGTV e no Canal do CCVM no YouTube. Os vídeos-dança foram produzidos pelos participantes da edição do programa de 2020. Enfrentando o período da pandemia, os seis grupos selecionados produziram vídeos em diversos formatos. Do mini-documentário ao vídeo experimental, os artistas contam suas histórias e suas danças, promovendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual.

Amanhã será exibido o vídeo “Rolê”, do grupo Tri Wow, criado pelos dançarinos e coreógrafos Junior Style, Kim Menezes e Henrique Cruz, atual formação do grupo. Os três artistas vêm trilhando suas trajetórias no hip hop e descobrindo o universo de possibilidades que a dança pode proporcionar. O Tri Wow, que também participa pela primeira vez do Dança Aqui, acredita que a experiência audiovisual irá colaborar com a difusão do seu trabalho. “Ter que pensar em tema, roteiro, posicionamento de câmeras, atuar e conciliar dança e vídeo nos fez sair da nossa zona de conforto, e como consequência, adquirimos novas experiências que vão agregar valores a trabalhos futuros”, consideram os integrantes do grupo.

O programa Dança Aqui, coordenado e com curadoria de Calu Zabel, contemplou os grupos, Master Girls, SolidzKrump, Tri-Wow, Haja Luz, Krump UP SLZ e Plano B Crew. Para Calu Zabel a dança e o vídeo possuem uma estreita relação artística. “A câmera pode dançar, a edição pode coreografar, abre-se um campo para a experimentação. Foi muito bonito acompanhar os processos de criação de cada grupo, ver as ideias tomando forma e os grupos refletindo sobre suas danças e seus contextos”, considera.

A produção dos vídeos foi orientada pelos profissionais do audiovisual, Jonas Pires e Jasf Andrade, videomakers que dialogam com o universo hip hop. Eles acompanharam os grupos, desde a criação de roteiro, captação de imagens, instrução no uso dos equipamentos, até o momento final da edição. “Esse projeto envolvendo o audiovisual e a dança me trouxe de volta às minhas origens! Projetos como estes têm sido algo inovador na cabeça dessa meninada e essa união da dança com o audiovisual pode levá-los mais longe do que eles imaginam. Espero poder colaborar mais vezes”, destaca Jonas.

Um dos grupos participantes desta edição, o Master Girls, composto somente por mulheres, trouxe para o vídeo, as pautas e questões de gênero, como a importância da mulher na construção da sociedade e o preconceito ainda enfrentado pelas dançarinas, enquanto mulheres e artistas. O primeiro trabalho a ser apresentado na mostra foi “Corpo em Movimento”, do grupo Krump Up Slz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.