Medidas restritivas

Suécia muda lei para fechar lojas e centros comerciais contra a Covid

País que rejeitou o lockdown como medida para combater a pandemia registrou recorde de mortes e tem mudado a abordagem contra o novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Parlamento da Suécia aprova lei que permite ao governo adotar medidas mais duras no combate à Covid-19
Parlamento da Suécia aprova lei que permite ao governo adotar medidas mais duras no combate à Covid-19 (Parlamento da Suécia)

SUÉCIA - Após rejeitar o lockdown como medida para combater a pandemia do novo coronavírus, a Suécia mudou sua legislação para conceder temporariamente ao governo o poder de adotar medidas de restrição contra a Covid-19.

O projeto de lei foi proposto pelo próprio governo e aprovado por ampla maioria na sexta-feira,8,pelo Parlamento.

Sua entrada em vigor foi adiantada de março para domingo,10, mas o governo ainda não especificou quando e como prevê aplicar as novas regras.

A nova lei permite que o governo adote medidas restritivas em áreas determinadas e aplique sanções e multas caso elas sejam violadas, mas não estabelece que a população fique confinada em casa.

Entre as medidas permitidas estão fechar lojas, centros comerciais e o transporte público e limitar o número de pessoas em reuniões em locais públicos específicos.

Ao contrário de outros lugares da Europa, a Suécia seguia até agora uma estratégia baseada em recomendações à população, praticamente sem medidas coercitivas.

Questionada por que a lei não foi aprovada antes, a ministra sueca da Saúde, Lena Hallengren, afirmou que "não era algo que achávamos necessário na primavera".

Recorde de mortes

Com cerca de 10,3 milhões de habitantes, o país tem mais de 489 mil casos e 9,4 mil mortes pelo vírus.

O país registrou na quinta-feira (7) o maior número diário de mortes desde o início da pandemia: 277. O número é mais que o dobro das 115 mortes registradas no auge da primeira onda, em abril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.