Mudanças

Braide anuncia reforma administrativa ao tomar posse e reitera esforço por vacinas

Segundo ele, deve ser encaminhada à Câmara Municipal uma série de mensagens com sugestões de projetos de lei de cunho administrativo, de combate à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e de retomada da economia, ainda abalada.

Gilberto Léda / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Eduardo Braide)

São Luís - Ao tomar posse na sexta-feira, 1º, como novo prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) elencou, em discurso, algumas das medidas que deseja implementar logo nos primeiros dias de gestão.

Segundo ele, deve ser encaminhada à Câmara Municipal uma série de mensagens com sugestões de projetos de lei de cunho administrativo, de combate à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus e de retomada da economia, ainda abalada.

A O Estado, após a cerimônia – que ocorreu no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão -, Braide confirmou que fará uma reforma administrativa, e adiantou que criará a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Ele destacou, no entanto, que nenhuma criação de pasta ocasionará aumento de despesas, porque apenas remanejará cargos.

“A primeira delas é a questão de uma reforma administrativa. Nós vamos apresentar e sugerir a extinção de secretarias, com a criação de novas secretarias. Posso adiantar que o compromisso que nós assumimos em campanha, de criar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, já vai ser cumprido no envio da primeira mensagem, assim como a criação de alguns órgãos, mas com a observação de que será sem a criação de nenhum novo cargo. Vamos fazer tudo por meio de remanejamento, para que não tenha nenhum impacto no que diz respeito aos gastos do município”, declarou.

Vacinação

Ao voltar a falar sobre a vacinação contra a Covid-19, Braide destacou que está preparado para um ano de desafios, mas sem “reclamar”.

“Teremos um ano de desafios, mas, acima de tudo, de muito trabalho. Eu não fui eleito para reclamar, eu fui eleito para governar. E é isso que nós vamos fazer”, disse.

Ele reiterou que um grupo formado por especialista está finalizando um trabalho para o lançamento de um plano municipal de vacinação.

“Teremos a missão de, juntos, enfrentar essa pandemia. Por isso, criei um grupo, formado por especialistas em imunização para que a gente possa apresentar, já nos próximos dias, um plano municipal de vacinação, para que, tão logo as vacinas sejam liberadas pelas autoridades sanitárias, a gente já comece, de imediato, a vacinação na cidade de São Luís”, comentou.

O novo prefeito também pontuou que, no rol de mensagens a serem encaminhadas para apreciação pelos vereadores, incluirá medidas de mitigação da crise econômica decorrente da pandemia.

“Vamos enfrentar a pandemia, também com medidas no sentido de ajudar a população a enfrentar esses momentos mais difíceis, especialmente na área econômica. Por isso, uma das primeiras mensagens que encaminharei à Câmara de Vereadores será com medidas para amenizar a crise que a população de São Luís vive hoje por conta da pandemia”, completou.

Mais

Braide também comentou a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, que ocorreu antes da sua posse. Por unanimidade, os parlamentares elegeram para um novo mandato à frente da Casa o vereador Osmar Filho (PDT). “Hoje essa Casa deu uma demonstração de maturidade, quando, por consenso, elegeu a Mesa Diretora denominada ‘Unidos por São Luís’. E é essa mesma união que eu conclamo a cada um e a cada uma das vereadoras para que nós tenhamos, já em 2021, ações e resultados concretos que melhorarão na prática a vida do nosso povo de São Luís”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.