Ponto Final

Eduardo Braide fala sobre avanço da vacinação em entrevista à Mirante AM

Prefeito de São Luís destacou estratégia adotada pelo município para elevar taxa de vacinação contra a Covid-19 na capital

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
(Eduardo Braide)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), destacou há pouco, durante entrevista concedida ao radialista Jorge Aragão no programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, o avanço da vacinação contra Covid-19 na capital.

Até a noite do último domingo 920.605 doses de vacinas foram aplicadas em São Luís. Deste total, 713.683 correspondem à primeira dose e 206.922 dizem respeito à segunda dose ou dose única.

Braide afirmou que o planejamento da equipe da Secretaria Municipal de Saúde em instalar postos avançados de vacinação foi fundamental para dar à população a estrutura adequada no período.

Ele lembrou que os postos de saúde já existentes nos bairros têm uma elevada demanda e com atendimentos específicos, que seriam prejudicados caso a vacinação contra a Covid ocorresse nestas unidades.

Braide também afirmou que o filômetro [plataforma digital que permite que o cidadão observe qual local de vacinação está mais vazio] foi um sucesso, copiado um mês depois pela cidade de São Paulo.

"Nos dá orgulho porque apenas um mês depois de lançarmos o filômetro, umas das maiores cidades do país copiou o programa que trouxe maior agilidade para a vacinação", disse.

Braide afirmou que no atual cenário, pessoas de vários municípios do interior do Maranhão tentam se deslocar para a capital para tomar a vacina, uma vez que há em São Luís um processo acelerado do programa de imunização.

"Mas nem sempre foi assim. Eu lembro que quando houve aquele caso do navio com indiano diagnosticado com a nova cepa da Covid-19, o que se tinha em relação a São Luís era um medo e a impressão de que não conseguiríamos avançar. Quando o ministro da Saúde anunciou que estava vindo para a capital, o planejamento era montar barreiras sanitárias nas entradas e saídas e isolar a cidade. O medo era de que a cepa pudesse se espalhar. Quando ele anunciou as 300 mil doses extras de vacinas para a Ilha de São Luís, nós conseguimos trabalhar rápido e garantir o acesso imediato das pessoas às vacinas", disse.

O Estado vai trazer detalhes da entrevista do prefeito Eduardo Braide na edição impressa desta terça-feira.

ç

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.