Posse

Prefeito, vice e 31 vereadores tomam posse amanhã em SL

Cerimônia, que ocorrerá na Assembleia Legislativa, terá restrições de público devido a pandemia e seguirá todos os protocolos sanitários; também será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Braide e Esmênia serão empossados logo após posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora da Câmara
Braide e Esmênia serão empossados logo após posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora da Câmara (Reprodução)

O prefeito eleito Eduardo Braide e a vice-prefeita eleita Esmênia Miranda e os 31 vereadores e vereadoras eleitos no pleito de novembro em São Luís, tomarão posse, amanhã, dia 1º de janeiro, em cerimônia que será realizada no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A solenidade terá restrições de público devido a pandemia do novo coronavírus e seguirá todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde. Além disso, será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e nas redes sociais da Câmara e da TV Assembleia objetivando oferecer ao cidadão a oportunidade de acompanhar todos os detalhes da posse dos eleitos.

A posse dos vereadores e vereadoras ocorrerá às 14h, de acordo com edital de convocação já divulgado. Esta sessão preparatória será presidida pelo parlamentar mais idoso, no caso o vereador Chico Carvalho (PSL).

Em seguida, às 15h, durante sessão solene, será realizada a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2021/22.

Os membros eleitos serão empossados imediatamente. Às 16h, conforme cronograma estabelecido no edital, prefeito e vice-prefeita eleitos serão empossados durante sessão especial.

Participantes do evento, autoridades, servidores das Casas Legislativas que estarão trabalhando e profissionais de veículos de comunicação só terão acesso ao auditório com credenciamento. O ambiente do auditório receberá sinalização visando respeitar o distanciamento.

O uso de máscara será obrigatório e a temperatura do credenciado será medida. Recipientes com álcool gel estarão disponíveis em pontos diversos.

Mesa Diretora

A eleição para a Mesa Diretora deve ocorrer por aclamação. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho (PDT), vai continuar no cargo.

Logo após o resultado do segundo turno das eleições, o pedetista iniciou negociações pela presidência da Casa. Na primeira semana, Osmar Filho conseguiu a declaração de apoio de 17 dos 31 vereadores.

Na época, outros três nomes chegaram a ser cogitado para disputar com Osmar Filho: Astro de Ogum (PCdoB), Aldir Júnior (PL) e Paulo Victor (PCdoB).

Os vereadores comunistas acabaram abrindo mão da disputa e declararam apoio ao pedetista.

Aldir Júnior, que é sobrinho do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), não manteve as conversas para tentar disputar a presidência da Câmara.

Cargos

Por enquanto, há a definição do primeiro vice-presidente, que será o vereador Gutemberg Araújo(PSC), e o primeiro secretário que será Octávio Soeiro (Podemos).

Os demais cargos da Mesa (são nove no total) ainda estão sendo debatido entre os vereadores eleitos este ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.