Novo secretariado

Braide anuncia nomes de mais três secretários

Kátia Bogea, Marcos Afonso e Rosângela Bertoldo serão, a partir de 1º de janeiro, nomeados membros da equipe do prefeito eleito da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Kátia Bogea vai comandar a Fundação Municipal do Patrimônio Histórico
Kátia Bogea vai comandar a Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (kátia bógea)

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou ontem, em postagem nas redes sociais, mais três nomes que irão compor sua equipe de trabalho a partir de janeiro de 2021. Foram anunciados os titulares da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) e de Segurança com Cidadania (Semusc).

"A historiadora Kátia Bogéa será a presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico; a assistente social Rosângela Bertoldo assumirá a Secretária Municipal de Assistência Social; e o delegado Marcos Affonso vai ser o titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania", informou o prefeito eleito em suas redes sociais.

Historiadora formada pela Universidade Federal do Maranhão, Kátia Bogéa é também técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há 39 anos. Ela foi superintendente do Iphan no Maranhão e presidente nacional do Iphan, posto no qual ganhou relevante destaque em São Luís ao garantir, via PAC das Cidades Históricas, grande parte das obras de reforma do Centro Histórico da capital maranhense.

Foi, ainda, responsável pelas candidaturas do Tambor de Crioula e do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, respectivamente, como Patrimônio Imaterial do Brasil como Patrimônio da Humanidade junto à Unesco.

Assistência Social

Rosângela Bertoldo é assistente social, especialista em Gestão Pública e Gerontologia. Foi superintendente de Planejamento e coordenadora da Política de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do Maranhão; chefe da Assessoria de Monitoramento de Programas do NEPE; secretária-adjunta e conselheira do Conselho estadual da Mulher.

Assistente social da Secretaria de Desenvolvimento do Maranhão, é consultora do Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental, Diretora de Intercâmbio da Associação Nacional de Gerontologia, conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso.

Já o futuro titular da Semusc, Marcos Affonso, é bacharel em direito pela Universidade da Amazônia. Pós-graduado em Gestão Integrada de Segurança Pública e Criminologia Crítica. Delegado de carreira da Polícia Civil há 22 anos, já foi secretário de Segurança Pública do Maranhão, superintendente de Polícia Civil do interior e da capital, membro da Comissão de Combate ao Crime Organizado, superintendente estadual de Investigações Criminais e delegado Titular do Departamento de Proteção à Pessoa. l

Mais

Seis nomes foram anunciados

Esta foi a segunda rodada de anúncio da equipe que auxiliará Eduardo Braide na gestão da capital a partir do ano que vem. Na primeira, ele havia revelado os nomes de José Azzolini para a Semfaz; de Simão Cirineu para o Planejamento; e da arquiteta Verônica Pires para a Secretaria Municipal de Projetos Especiais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.