Religiosidade

Católicos de São Luís celebram Nossa Senhora da Conceição em festejo

Festa é coordenada pelo santuário, no Monte Castelo, e o encerramento vai ser na terça-feira, 8, com live-show e motoata em substituição à tradicional procissão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Imagem de Nossa Senhora da Conceição
Imagem de Nossa Senhora da Conceição (NS Conceição)

O encerramento do Festejo Nossa Senhora da Conceição, do santuário do Monte Castelo, será nesta terça-feira, 8. O evento neste ano tem como tema “Para que todos sejam um” e reúne milhares de fiéis, devotos e a comunidade.

No dia encerramento está previsto para ocorrer o terço ainda por volta das 6h da manhã, durante todo o dia vão ocorrer cinco missas, no Santuário, e está programada uma motoata, em substituição à tradicional procissão, a partir das 9h. A saída vai ser na Via Expressa, nas proximidades da entrada do Vinhais Velho e, ao no final do evento, será dada a bênção com aspersão da água benta. O festejo vai ser encerrado com um live-show, às 20h, em todas as plataformas online do santuário.

Na véspera do encerramento do evento, 7, vai ocorrer o terço, nos horários das 11h e 17h e ainda três missas. Uma delas vai começar às 6h30 e as outras estão programadas para ocorrerem às 12h e às 18h. No decorrer da missa vai ter homenagem a seminaristas, religiosos, vocacionados, escolas católicas, forania São Cristóvão e devotos da Conceição.

Nossa Senhora da Conceição

O primeiro altar dedicado à Imaculada Conceição, em São Luís, foi erguido pela irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Mulatos na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito. Lá, foi depositada a imagem esculpida em madeira vinda de Portugal, a mesma que ainda hoje é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo.

Somente em 1762 a santa ganhou igreja própria. Os fiéis uniram-se para construir uma capela no local onde hoje fica o Edifício Caiçara, na Rua Grande. Segundo o historiador Jomar Moraes, na frente da igreja havia um pequeno largo. O fundo era voltado para a Rua de São Pantaleão e o lado direito para a Rua Grande.

Em 1939 a capela foi demolida por interesses comerciais do então presidente da província. O terreno tornou-se trajeto dos bondes, instalados para modernizar o transporte da capital. Amargurado, o vigário morreu dois anos depois.

Ainda de acordo com o historiador, antes da demolição as imagens, altares e painéis de azulejos foram transferidos para a vizinha Igreja de Santana. Em busca de local para erguer a nova igreja, o padre Ribamar Carvalho, acompanhado dos fiéis, conseguiu um terreno no bairro Monte Castelo, onde está até hoje.

A construção foi custeada pelos devotos, que se revezavam na venda de artigos religiosos e lanches, para angariar recursos. Enquanto se encaminhavam os trabalhos da obra, as missas eram rezadas em uma casa cedida naquele mesmo bairro. No ano de 1971, finalmente, a nova igreja foi inaugurada, tornando-se destino de fiéis de todo o Maranhão, o que lhe rendeu, sete anos atrás, o título de Santuário.

Programação do dia 8 (encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição)

Terço: 8h, 11h, 14h e 17h

Santa Missa: 6h, 9h, 12h, 15h e 18h

Imagem da santa: durante todo o dia a imagem de Nossa Senhora da Conceição ficará no santuário em local de destaque para veneração, pagamento de promessas e doações

Moto-carreata: substituiu a tradicional procissão e vai ocorrer a partir das 9h tendo como ponto de partida o estacionamento do Multicenter Sebrae.

Show de encerramento: uma live-show às 20h em todas as plataformas online do santuário

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.