Eleições 2020

TSE: abstenção no 2º turno foi o maior das últimas três eleições

Ministro Luís Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, mostrou dados sobre o segundo turno das eleições em todo o Brasil; foram quase 30% dos eleitores no país que não compareceram às urnas ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, justificativa pela ausência na votação foi possível ser feita por aplicativo da Justiça Eleitoral
Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, justificativa pela ausência na votação foi possível ser feita por aplicativo da Justiça Eleitoral (TSE)

BRASÍLIA

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse ontem que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso afirmou que a pandemia da Covid-19 fez com que parte do eleitorado deixasse de comparecer às urnas por medo de contaminação pelo novo coronavírus.
Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.
Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.
De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Ataque
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TSE também afirmou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno. Barroso também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF), que prendeu no sábado, 28, um suspeito de envolvimento no ataque ao sistema do tribunal durante o primeiro turno.

Justificou
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 667.714 eleitores justificaram ausência na votação do segundo turno por meio do aplicativo e-Título. De acordo com o tribunal, o aplicativo “funcionou adequadamente e sem instabilidade”.
O TSE também informou que o eleitor que não compareceu às seções eleitorais têm até 60 dias para realizar o procedimento de justificativa pelo aplicativo, site da Justiça Eleitoral ou presencialmente no cartório eleitoral de sua região. A partir de amanhã (30), o serviço estará disponível. O procedimento é necessário porque o voto é obrigatório para a maioria da população.
No primeiro turno, devido ao grande número de acessos simultâneos, eleitores tiveram dificuldade para realizar o processo de justificativa pelo e-Título. Dessa forma, só quem baixou o aplicativo da Justiça Eleitoral até ontem (28) conseguiu fazer a justificativa neste domingo.

Mais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrou que 583 urnas apresentaram defeito e foram trocadas. O número corresponde a 0,40% do contingente de 97 mil equipamentos utilizados no pleito. O TSE também informou que, em uma seção eleitoral em São Paulo, a votação está ocorrendo de forma manual devido a um defeito apresentado por uma urna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.