Eleições 2020

Eduardo Braide é eleito o novo prefeito de São Luís

Candidato do Podemos obteve 55,53% dos votos válidos na capital do Maranhão; adversário, Duarte Júnior chegou a 44,47%; abstenção foi de 25,69%

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O deputado federal Eduardo Braide, do Podemos, elegeu-se ontem, em 2° turno, novo prefeito de São Luís. Com 100% das urnas apuradas, o novo gestor da capital maranhense, que assume o mandato no dia 1º de janeiro de 2021, obteve 55,53% dos votos válidos, contra 44,47% de Duarte Júnior (Republicanos). Foram 270.557 votos do candidato do Podemos, e 216.665 votos do republicano.
Braide chega ao comando do município quatro anos após bater na trave. Em 2016, ele passou ao 2º turno contra o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e chegou a largar na frente, mas, sem grupo, acabou sendo ultrapassado e derrotado pelo pedetista.
Agora em 2020, o candidato do Podemos mudou de estratégia: buscou grupos políticos tradicionais e garantiu a eleição de uma base forte de vereadores já no 1º turno – foram 9.
Na virada para o 2º turno, construiu uma aliança que culminou com o fato político mais importante da eleição na capital: o racha na base do governo Flávio Dino (PCdoB).
Dois dias após a apuração – e com o chefe do Executivo já tendo declarado apoio a Duarte Júnior e mobilizado seus aliados e secretários para fazer o mesmo –, o candidato do DEM na disputa local, Neto Evangelista, anunciou sua adesão a Braide. Junto com ele, chegaram o PDT, do senador Weverton Rocha, e o PTB, do deputado federal Pedro Lucas Fernandes.
Os governistas passaram a virar alvo de pesados ataques do Palácio dos Leões e seus satélites. Na semana da eleição, durante ato na Praça Deodoro, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, chegou a ameaçar os “desertores” em discurso. “Não serão esquecidos”, disse, ao lembras dos aliados que, segundo ele, tinham benefícios no governo, mas preferiram se ausentar do debate para não declarar voto em Duarte – uma forma velada encontrada por dinistas de apoiar Eduardo Braide.

Força
Ao discursar para sua militância no comitê central de campanha, Braide fez menção à entrada do governador Flávio Dino na campanha de Duarte Júnior. E destacou que o povo mostrou ter mais força que o Palácio dos Leões, sede do governo estadual.
“Se alguém, por algum dia, ainda tinha dúvida de que São Luís é a Ilha Rebelde, se alguém, em algum momento, ainda tinha dúvida de que a força do povo é maior do que a força do Palácio dos Leões, houve a resposta”, disse.
E emendou: “Eu tenho a felicidade de dizer que eu fui eleito pelo povo de São Luís. São Luís hoje mandou um recado ao Maranhão, um recado ao Brasil: ninguém coloca cabresto no povo de São Luís”.
Também em discurso aos seus militantes, Duarte destacou a votação obtida. “Um trabalho absurdo e o resultado está aí nas urnas. Mais de 200 mil pessoas acreditaram numa pessoa comum. Vocês têm motivo de sobra pra se orgulhar. Olha de onde vocês vieram, olha de onde nós viemos. Nossa missão, nosso propósito foi alcançado: mostrar que a política tem jeito, mostrar que a política pode ser diferente”, afirmou.

Mais

Com a eleição de Eduardo Braide como novo prefeito de São Luís, a partir de janeiro do ano que vem assume uma vaga na Câmara dos Deputados o suplente Josivaldo JP. Natural de Jacundá, no Pará, ele tem base eleitoral em Imperatriz, e obteve 23.113 mil votos na eleição de 2018.

Duarte Júnior encontrará novo cenário no retorno à AL

Encerrada a campanha eleitoral, e diante de uma anunciada derrota, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) agora precisa retomar seu trabalho na Assembleia Legislativa. Mas volta ao Parlamento estadual com um cenário totalmente diferente.
Antes de candidatar-se a prefeito, o republicano já não tinha um relacionamento dos melhores na Casa. Mas, agora, ao retornar, encontrará terreno ainda mais hostil.

Embates
Durante a campanha, Duarte teve embates duros com, pelo menos, dois colegas deputados: Neto Evangelista (DEM) e Yglésio Moyses (Pros), que também foram candidatos. Além disso, se indispôs com as bancadas do PDT e do PCdoB, após ataques a Rubens Júnior (PCdoB).
Na reta final do 1º turno, ainda precisou explicar – e aparentemente não convenceu seus pares – o surgimento de um exame para Covid-19 apontando que ele teria sido infectado dias antes de anunciar a doença e suspender as atividades de campanha. Fala-se na instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

Lideranças parabenizam Eduardo Braide por eleição; Dino fala em parcerias

A confirmação da eleição de Eduardo Braide (Podemos) como novo prefeito de São Luís gerou reações de diversas lideranças políticas do Maranhão, mesmo daqueles que não apoiaram o eleito.
O governador Flávio Dino (PCdoB) gravou um vídeo logo após a decretação da vitória do candidato do Podemos. Sem citá-lo diretamente, o comunista cumprimentou “os que se elegeram nas 217 cidades do Maranhão” e falou no estabelecimento de parcerias, sobretudo na área social.
“Cumprimento especialmente os que se elegeram nas 217 cidades do Maranhão. Desejo que consigam colocar boas ideias em praticas. Todos e todas podem contar com o Governo do Maranhão. Eu, o vice-governador Carlos Brandão, secretários de Estado, presidentes de órgãos públicos, estamos à disposição para ouvir a todos e atender o que for possível”, destacou.

Chamado
Presidente da Assembleia, o deputado Othelino Neto (PCdoB) foi um dos que não atenderam ao chamado do chefe do Executivo, e manteve-se neutro no 2º turno. Ele desejou “uma gestão exitosa” e a condução da “cidade com amor e equilíbrio”. “A Assembleia Legislativa permanecerá à disposição”, disse.
Alvo de intenso assédio do Palácio dos Leões, mas também com postura de neutralidade, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) foi mais um a cumprimentar o eleito. “Cumprimento o deputado federal Eduardo Braide, eleito democraticamente para administrar nossa cidade a partir de 1° de janeiro”, destacou.
“Cumprimento o prefeito eleito de São Luís Eduardo Braide. Vivenciaremos momentos de grandes transformações na capital de todos os maranhenses. Conte comigo para buscar o melhor para a nossa gente. Estamos juntos”, foram as palavras do senador Roberto Rocha.
Autor do discurso mais polêmico do 2º turno – quando sugeriu perseguição aos “desertores” que se mantiveram “em cima do muro”, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão (Republicanos), desejou sucesso ao novo prefeito.
“Ao Eduardo Braide desejo todo o sucesso em sua gestão! O povo de São Luís merece um gestor que corresponda aos seus anseios”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.