Política | Eleições 2020

Eduardo Braide é eleito o novo prefeito de São Luís

Candidato do Podemos obteve 55,53% dos votos válidos na capital do Maranhão; adversário, Duarte Júnior chegou a 44,47%; abstenção foi de 25,69%
Gilberto Léda/Da Editoria de Política30/11/2020

O deputado federal Eduardo Braide, do Podemos, elegeu-se ontem, em 2° turno, novo prefeito de São Luís. Com 100% das urnas apuradas, o novo gestor da capital maranhense, que assume o mandato no dia 1º de janeiro de 2021, obteve 55,53% dos votos válidos, contra 44,47% de Duarte Júnior (Republicanos). Foram 270.557 votos do candidato do Podemos, e 216.665 votos do republicano.
Braide chega ao comando do município quatro anos após bater na trave. Em 2016, ele passou ao 2º turno contra o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e chegou a largar na frente, mas, sem grupo, acabou sendo ultrapassado e derrotado pelo pedetista.
Agora em 2020, o candidato do Podemos mudou de estratégia: buscou grupos políticos tradicionais e garantiu a eleição de uma base forte de vereadores já no 1º turno – foram 9.
Na virada para o 2º turno, construiu uma aliança que culminou com o fato político mais importante da eleição na capital: o racha na base do governo Flávio Dino (PCdoB).
Dois dias após a apuração – e com o chefe do Executivo já tendo declarado apoio a Duarte Júnior e mobilizado seus aliados e secretários para fazer o mesmo –, o candidato do DEM na disputa local, Neto Evangelista, anunciou sua adesão a Braide. Junto com ele, chegaram o PDT, do senador Weverton Rocha, e o PTB, do deputado federal Pedro Lucas Fernandes.
Os governistas passaram a virar alvo de pesados ataques do Palácio dos Leões e seus satélites. Na semana da eleição, durante ato na Praça Deodoro, o vice-governador do Estado, Carlos Brandão, chegou a ameaçar os “desertores” em discurso. “Não serão esquecidos”, disse, ao lembras dos aliados que, segundo ele, tinham benefícios no governo, mas preferiram se ausentar do debate para não declarar voto em Duarte – uma forma velada encontrada por dinistas de apoiar Eduardo Braide.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

Assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte