Eleições 2020

Debate TV Mirante: candidatos se enfrentam, mas com discurso sem novidades

Em três blocos, Duarte Júnior e Eduardo Braide mostraram poucas propostas, trocaram acusações e não deram respostas satisfatórias a eleitores

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Duarte Júnior e Eduardo Braide debateram na Mirante em última ação da cobertura da campanha eleitoral na ilha de são Luís
Duarte Júnior e Eduardo Braide debateram na Mirante em última ação da cobertura da campanha eleitoral na ilha de são Luís (Debate TV Mirante)

O candidatos a prefeito de São Luís Duarte Júnior (Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos) se enfrentaram no fim da noite desta sexta-feira, 27, no debate promovido pela TV Mirante. Em cerca de uma hora e em três blocos, os postulantes ao Palácio de La Ravadière apresentaram propostas e trocaram acusações sobre processos judiciais e uso indevido do dinheiro público.

O primeiro bloco do debate – que foi mediado pelo diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau – os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Os candidatos falaram sobre Educação focando nos problemas gerados pela pandemia do novo coronavírus, construção de novos terminais e reformulação dos que já existem além dos problemas que as comunidades da zona rural enfrentam.

Ainda no primeiro bloco, temas polêmicos como investigação da Polícia Federal contra Eduardo Braide foi colocado em pauta do debate. Duarte Júnior insistiu de que o seu adversário é investigado e tem data certa para iniciar o suposto julgamento.

Mais uma vez, Braide negou tal investigação garantindo ter certidões negativas da PF e do Ministério Público Federal. “Retribuindo” as acusações, o candidato do Podemos acusou de Duarte ter um processo que pode levar à cassação de seu mandato de deputado estadual. Duarte negou.

Segundo bloco

No segundo bloco, as perguntas tiveram temas definidos por meio de sorteio. Os candidatos puderam fazer questionamentos e esclarecer sobre infraestrutura infraestrutura direcionada para a questão do asfaltamento na cidade, voltando a questão da construção e reformulação de terminais de Integração e também sobre reforma em escolas.

Com poucos dados sobre como colocar em prática as propostas, os candidatos chegaram a questionar um ao outro sobre a viabilidade dos compromissos de campanha.

Foram abordados ainda temas como geração de emprego e renda e ciências e tecnologias. Nestes dois aspectos, os candidatos apresentaram propostas semelhantes como colocar internet em locais estratégicos da cidade e criação de um polo de ciências na capital.

Terceiro bloco

No terceiro e último bloco, os candidatos voltaram a perguntar entre si com temas livres e também tiveram 3 minutos para fazer suas considerações finais.

Este foi o bloco com o maior tempo investido para acusações. Duarte Júnior acusou Braide de ter recebido 18 salários de deputado estadual e mais auxílio moradia mesmo tendo residência em São Luís.

Sobre esta questão, Eduardo Braide acabou não respondendo.

Também não respondeu Duarte Júnior sobre as acusações de que ele tem faltas na Assembleia Legislativa equivalentes a seis meses de trabalho.

Os recursos de emendas parlamentares também foram debatido. Os dois candidatos enumeraram emendas destinadas a hospitais, por exemplo, mas não afirmaram que estas emendas já foram liberadas e o dinheiro aplicado.

Considerações finais

Nas considerações finais, os dois candidatos usaram passagens bíblicas e dividiram o tempo entre pedir voto e também a as acusações com o objetivo de desqualificação do adversário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.