Denúncia grave

Polícia Federal pode investigar abuso de poder no dia das eleições em São Luís

Após série de denúncias por uso indevido da máquina e coerção de funcionários públicos, o deputado federal Aluísio Mendes protocolou pedido de investigação do pleito na capital maranhense

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - A Polícia Federal pode investigar a possível prática de abusos de poder político e econômico cometido por funcionários do governo no segundo turno em São Luís. O documento que solicita procedimentos investigatórios pela autoridade federal foi protocolado na manhã desta sexta (27). Dessa forma, a investigação pode transcorrer na véspera, no dia da votação e no período posterior ao pleito.

As investigações devem acontecer, segunda a denúncia, nos termos do art. 355 do Código Eleitoral c/c art. 3º da Resolução TSE nº 21.843/2004 c/c Resolução TSE nº 14623/1988 c/c DL nº 1.064/1969.

Segundo o deputado federal Aluísio Mendes (PSC), autor da solicitação, o pedido tem como base uma série de denúncias e comportamentos de membros do governo do estado em prol do candidato Duarte Jr (Republicanos). “Nos últimos dias a população de São Luís foi assediada de uma forma inédita. As pessoas têm o direito de fazer campanha, faz parte da democracia. Mas, ninguém tem o direito de usar a estrutura pública, chantagear e aterrorizar o eleitor”, disse Aluísio.

Deputado federal Aluísio Mendes protocola pedido na Polícia Federal
Deputado federal Aluísio Mendes protocola pedido na Polícia Federal

Antes da denúncia de Aluísio, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS), havia apontado a coação de servidores estaduais para integrar campanha.

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) também acusou o suposto uso de poder político e econômico nas eleições. “Recebemos várias denúncias por parte de professores que estão sendo constrangidos a votarem no candidato que Flávio Dino apoia. Condutas desse tipo devem ser repudiadas e punidas, razão pela qual solicitamos que o Ministério Público e Polícia Federal investiguem as denúncias”, disse Wellington.

Aluísio Mendes acredita que a investigação é indispensável. “Tenho certeza que a Polícia Federal irá garantir eleições limpas. Vença quem vencer, mas que saia vitorioso pelo voto do povo, não pelo terrorismo do governo”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.