Serviços

Eleições 2020: o que vai funcionar na Ilha de São Luís durante 2º turno

Comércio e supermercados funcionarão normalmente, ônibus estarão com 100% da frota para atender eleitores e polícia irá colocar viaturas em bairros para aumentar segurança e evitar crimes eleitorais

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Lojas da Rua Grande poderão funcionar das 8h às 14h, no domingo (29), quando acontece o 2º turno eleitoral
Lojas da Rua Grande poderão funcionar das 8h às 14h, no domingo (29), quando acontece o 2º turno eleitoral (Rua Grande)

São Luís – Neste domingo (29), São Luís vai ser uma das 57 cidades brasileiras a escolher, em segundo turno, seus prefeitos, e, assim como o primeiro turno do pleito eleitoral, serviços públicos estarão funcionando em regime de plantão, visando o bem-estar da sociedade. Também será anunciada uma nova Portaria da Lei Seca, para evitar o consumo de álcool durante o pleito eleitoral, o que não foi seguido pela população durante o primeiro turno. Apesar dos plantões policiais permanecerem, O Tribunal Regional Eleitoral também solicitou a presença das de tropas federais para realizar a segurança de áreas com histórico de conflitos. Veja abaixo o que vai funcionar em São Luís durante o segundo turno.

Comércio e supermercados
De acordo com a Fecomércio, as lojas poderão funcionar normalmente seguindo o horário pré-determinado dos domingos, lojas de rua das 8h às 14h e shopping das 13h as 20h, contudo, mediante o pagamento de horas extras e gratificação. Cada empresa terá a responsabilidade de avaliar sobre a abertura ou não do seu estabelecimento em função dos custos previstos.

Além das lojas comerciais, os supermercados terão funcionamento normal durante o segundo pleito eleitoral, seguindo o padrão de funcionamento de todos os domingos.

Bares e Restaurantes
Assim como o pelito que aconteceu no último dia 15, neste segundo turno será proibido a venda e consumo de álcool durante o dia de votação (29). De acordo com a Secretária de Segurança Pública do Maranhão (SSP), uma nova portaria referente ao segundo turno será publicada nesta sexta-feira (27).

Durante o primeiro turno das eleições 2020, a portaria nº 1039/2020 decretou a proibição da venda de bebidas alcoólicas entre 0h e 22h do dia 15 de novembro. Contudo, O Estado identificou que, durante o pleito eleitoral, no bairro da Ilhinha, bares estavam abertos com a venda e consumo de álcool. No local, pessoas sentavam em volta a mesa com garrafas e copos de cerveja. Já no bairro da Divinéia, próximo ao Colégio Vinícius De Moraes, local de votação, um grupo de pessoas se aglomerava nas ruas, com carros de som alto, consumindo bebidas alcoólicas.

A portaria tem como objetivo ajudar a preservar a ordem pública no dia da votação e, caso descumprido, pode caracterizar como crime de desobediência.

Segurança
De acordo com a SSP, plano de segurança para as eleições contempla o policiamento nos bairros, com viaturas da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizando rondas, assim como ocorreu no primeiro domingo de eleições.

Já Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informou que os Plantões Centrais vão estar funcionando 24 horas. Além disso, equipes da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Senarc) e da Repressão de Narcóticos (Senarc) vão estar de prontidão para atendimento a eventuais ocorrências.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), foi solicitado para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a presença de tropas federais no Maranhão, assim como foi feito no dia 15, contudo, até o momento de fechamento desta edição, o pedido ainda está em avaliação pelo TSE.

Saúde
As unidades de urgência e emergência da capital e interiores seguem regular, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na capital, a rede da SES oferta esta assistência nas Unidades de Pronto Atendimento da Cidade Operária, Vinhais, Parque Vitória e Araçagi, Hospital da Vila Luizão e Pronto Socorro da Policlínica do Cohatrac.

Durante o primeiro turno, com o auxílio do Instituto Nacional da Cruz Vermelha, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) disponibilizou serviços de promoção da saúde e atendimento emergencial nos locais de votação de São Luís. foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, atendimento emergencial e de primeiros socorros, que serão executados por profissionais capacitados pelo conselho que regulamentam o exercício da categoria.

Transporte
Para garantir a locomoção dos eleitores, os ônibus estarão atuando com 100% de sua frota, seguindo o mesmo funcionamento que os dias úteis, durante o horário de votação (7h às 17h). Monitorada por GPS através do CCO (Centro de Controle de Operações), visando garantir o pleno funcionamento determinado. Haverá frota reserva de ônibus e serão disponibilizadas equipes de agentes em pontos estratégicos da cidade, para disciplinar e ordenar o fluxo de veículos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.