Estado Maior

Discurso de sempre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Todos os anos de eleições municipais em São Luís as promessas relacionadas ao funcionalismo público se repetem. A primeira, claro, é de que não haverá
demissões. O que não é completamente verdade, pois há uma considerada troca de nomes em cargos comissionados na estrutura do município.

Os candidatos a prefeito da capital se comprometem ainda com reajuste salarial e a valorização das pessoas que trabalham no serviço público municipal.

Na verdade, esse discurso, neste segundo turno em São Luís e em edições passadas da disputa pelo Palácio La Ravadiere, é somente teoria. Na prática, há vários fatores que impedem o cumprimento do que prometem os candidatos.

Em 2021, por exemplo, a possibilidade de haver reajuste é quase zero, e muito menos realização de concurso público. Se fosse possível o reajuste, ainda
sim, não há espaço dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal para mais comprometimento da receita correte líquida. A máquina é pesada e está inchada.

Então, o uso de acusações de que candidato A ou B promoverá demissão e a defesa de uma tal valorização do funcionário da Prefeitura de São Luís soa apenas como estratégia eleitoral repetitiva.

Promessas
Também não passa de teoria a regularização dos chamados serviços prestados na Prefeitura de São Luís.

Em número alto na administração municipal, esse tipo de trabalhador não existe legalmente e, por isso, não tem todos os direitos trabalhistas adquiridos.

A promessa tanto de Eduardo Braide quanto de Duarte Júnior, assim como as de outros candidatos, é a de regularizar a situação de cada serviço prestado, já que muitos têm mais de duas décadas na precariedade do serviço público.

Peso
Os dois candidatos a prefeito da capital, na verdade, ao assumir o compromisso em manter uma máquina inchada demonstra que ainda terá muito dinheiro comprometido somente com a folha de pessoal.

Isso significa que os recursos para investimentos ainda serão escassos e muitas prioridades não poderão ser atendidas.

Também significa que a próxima gestão de São Luís manterá o cenário atual que vai na contramão do que prevê uma administração moderna.

Racha
O grupo do senador Weverton Rocha (PDT) mantém discurso de que o governador Flávio Dino (PCdoB) é culpado pelo racha que houve em seu grupo.

A divisão de parte do grupo governista se deu porque o PDT e seus aliados mais próximos, insatisfeitos com pressões do governador, optaram por apoiar um candidato que é oposição ao Palácio dos Leões.

Com isso, Rocha e seus aliados iniciaram o esfacelamento precoce de um grupo que começou a se formar em 2010.

Objetivos
A separação precoce de Weverton Rocha do grupo da situação tem a ver com seu objetivo de ser o futuro governador do Maranhão.

Esse plano, claro, confronta com os objetivos políticos eleitorais de Flávio Dino, que quer Carlos Brandão, seu vice, como governador a partir de janeiro de 2023.

O afastamento entre Rocha e Dino já era esperado. Era somente uma questão de tempo.

Novidade
O Grupo Mirante mais uma vez larga na frente e terá o protagonismo como marca com a promoção do debate com as candidatas a vice, Esmênia Miranda (Podemos) e Fabiana Vilar (Republicanos), na capital.

O encontro será mediado pela jornalista da TV Mirante Janaína Bordalo. O debate começará às 20h e o link poderá ser acessado no portal Imirante, no site de O Estado ou ainda no YouTube, no canal Imirante.

DE OLHO

5 dias É O TEMPO que falta para o dia do segundo turno das eleições municipais em São Luís.

Debate na TV
Os representantes dos dois postulantes a prefeito de São Luís participaram, ontem, de reunião na sede do Grupo Mirante, para tratar das regras de outro debate: o da TV.

O encontro de Braide e Duarte acontecerá na sexta-feira, 27, às 22h30, logo após a novela.

A expectativa para o debate é grande, já que este tem sido um divisor de águas a cada eleição no Maranhão.

E MAIS

• O programa Liga O Estado, das plataformas web do Jornal O Estado, ouvirá em sua edição desta semana os candidatos a prefeito da capital, Duarte Júnior
(Republicanos) e Eduardo Braide (Podemos).

• As perguntas foram direcionadas na área do esporte, que pauta o programa, e as respostas foram encaminhadas via assessoria à produção e gravadas em
vídeos.

• O programa será aberto e poderá ser acessado a partir de quinta-feira (26) em oestadoma.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.