Eleições 2020

Candidata do governo, Paula Azevedo é reeleita em Paço do Lumiar

Com pouco mais de 1,5 mil votos, prefeita conseguiu vencer Fred Campos e comandará a Prefeitura por mais quatro anos

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A comunista Paula Azevedo conseguiu se reeleger em Paço do Lumiar
A comunista Paula Azevedo conseguiu se reeleger em Paço do Lumiar (Paula Azevedo)

Depois de assumir a Prefeitura de Paço do Lumiar em virtude de problemas de saúde do prefeito Domingos Dutra (PCdoB),Paula da Pindoba (PCdoB) conseguiu, ontem, reeleger-se para comandar o Município por mais quatro anos.
Finalizada a apuração, a comunista foi declarada a vencedora com 46,85%, ou 25.045 votos. Foram pouco mais de 1,5 mil votos a mais que o segundo colocado, Fred Campos, do PL, que terminou o pleito com 43,96%.
A disputa, acirrada, pendeu para a prefeita em exercício após um importante movimento da candidata: eleita vice-prefeita pelo Solidariedade, em 2016, ela decidiu deixar a sigla e filiar-se ao PCdoB, do governador Flávio Dino. Foi o movimento necessário para que o entorno do Palácio dos Leões efetivamente assumisse a dianteira da sua campanha eleitoral.
Com dois grupos tão fortes se digladiando, sobraram poucos votos para os demais candidatos: Francisco Neto (PSL) ficou com apenas 3,85%; Karla Maria (PSC) com 3,53%; Bamal do Iguaíba (PV) com 0,94%; e Ednaldo Moura (DC), com 0,88%.
Histórico
Paula da Pindoba assumiu a Prefeitura de Paço do Lumiar em julho de 2019, quando o prefeito Domingos Dutra sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisou afastar-se do cargo para tratamento médico.
Ele passou alguns meses em tratamento em São Luís, depois fora do Maranhão. Depois disso, o gestor eleito em 2016 ainda chegou a tentar reassumir o posto, em março deste ano. Ele enviou comunicado à Câmara Municipal e retornou à cidade.
Dias depois, contudo, a pedido do Ministério Público, e por decisão da Câmara de Vereadores, foi mantido de licença - em decisão posteriormente confirmada pela Justiça.
Já definitivamente afastado do mandato, Dutra informou ao PCdoB que disputaria a reeleição na cidade.
O comunista fez um comunicado no dia 22 de julho, por meio de carta. No documento, afirmava à direção municipal da legenda que, como atual prefeito eleito, teria o direito à reeleição e, assim solicitava informações sobre a convenção municipal da sigla.
Ocorre que, nos bastidores, o próprio partido já negociava a filiação de Paula da Pindoba, o que acabou ocorrendo, e ela acabou se reelegendo, já filiada à legenda.

Mais

Votação


Paula Azevedo 46,85%
Fred Campos 43,96%
Francisco Neto 3,85%
Karla Maria 3,53%
Bamal do Iguaíba 0,94%
Edinaldo Moura 0,88%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.