Eleições 2020

Veja quais serviços funcionarão no primeiro turno das eleições

100% da frota de ônibus funcionará durante horário de votação; bairros estarão incluídos em plano de segurança e atendimentos emergenciais serão disponibilizados em locais de votação; segurança é reforçada

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís – Neste domingo (15) será realizado o primeiro turno das eleições 2020, e visando o bem-estar da população, os serviços se organizaram em plantões, ou permanecerão fechados, para que a população possa votar em segurança. Toda a frota de ônibus da Ilha estará funcionando normalmente para atender os eleitores e facilitar seu acesso a sua zona eleitoral; plantões de polícia e de saúde estarão atentos 24 horas. O comércio de São Luís pode funcionar durante o domingo, desde que seja paga a hora extra aos funcionários. Além de dia da eleição, a data é feriado nacional do Dia da Proclamação da República. Como em todos os anos a Lei Seca é estabelecida e bares e restaurantes não podem vender bebida alcóolica da 0 hora até as 22h do dia 15. Veja como será o funcionamento de cada serviçol

[e-s001]Transportes

Para garantir a locomoção dos eleitores, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) informou que no domingo de eleições, os ônibus estarão atuando com 100% de sua frota, seguindo o mesmo funcionamento que os dias úteis, durante o horário de votação (7h às 17h).

Segurança

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), durante o dia de pleito eleitoral terá um plano de segurança para as eleições contemplando o policiamento nos bairros, com viaturas da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizando rondas.

Além disso, segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), os Plantões Centrais que vão estar funcionando 24 horas, e equipes da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Senarc) e da Repressão de Narcóticos (Senarc) vão estar de prontidão para atendimento a eventuais ocorrências.

[e-s001]Saúde

Em relação aos atendimentos emergenciais, a Secretária de Estado da Saúde (SES) informou que o atendimento nas unidades de urgência e emergência na capital e interior segue regular. Na Grande Ilha, a assistência vai acontecer nas Unidades de Pronto Atendimento da Cidade Operária, Vinhais, Parque Vitória e Araçagi, bem como no Hospital da Vila Luizão e Pronto Socorro da Policlínica do Cohatrac.

Com o auxílio do Instituto Nacional da Cruz Vermelha, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) vai disponibilizar serviços de promoção da saúde e atendimento emergencial nos locais de votação de São Luís. O Instituto vai disponibilizar profissionais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros civis, entre outros, para atuarem nos locais de votação.

Serão oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, atendimento emergencial e de primeiros socorros, que serão executados por profissionais capacitados pelo conselho que regulamentam o exercício da categoria.

[e-s001]Comércio

O comércio de São Luís, de acordo com a Fecomércio, tem autorização para manter seu funcionamento normalmente durante o pleito eleitoral, tanto em rua quanto em shoppings, que também será o feriado nacional da Proclamação da República, contudo, mediante o pagamento de horas extras e gratificação. Cada empresa terá a responsabilidade de avaliar sobre a abertura ou não do seu estabelecimento em função dos custos previstos.

[e-s001]Bebidas alcoólicas – Bares e Restaurantes

Apesar de bares e restaurantes poderem abrir no domingo de eleições, para a comercialização de alimentos, a portaria nº 1039/2020 decretou a proibição da venda de bebidas alcoólicas entre 0h e 22h do dia 15 de novembro.

A decisão, que foi emitida pela Secretária de Segurança Pública na última quinta-feira (12), tem como objetivo ajudar a preservar a ordem pública no dia da votação e, caso descumprido, pode caracterizar como crime de desobediência. Além da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas e semelhantes, também foi proibido o consumo em locais públicos ou de acesso público nesse mesmo período. Contudo, o consumo dentro de residências, com bebidas que foram adquiridas anteriormente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.