Eleições 2020

Pesquisa Ibope/TV Mirante aponta que prefeito será eleito em 2º turno em SL

Eduardo Braide do Podemos mantém a liderança mesmo com percentual menor; foram ouvidos na capital 805 eleitores nos dias 4 a 6 de novembro

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pesquisa Ibope/TV Mirante mostra que, em São Luís, a disputa deverá ir para o segundo turno
Pesquisa Ibope/TV Mirante mostra que, em São Luís, a disputa deverá ir para o segundo turno (Ibope)

São Luís - Nova pesquisa Ibope/TV Mirante mostra o cenário da disputa eleitoral em São Luís a cerca de uma semana para o dia do primeiro turno das eleições municipais de 2020. Pelos dados, se mantém na liderança o candidato a prefeito da capital pelo Podemos, Eduardo Braide. A briga pelo segundo turno se mantém acirrada com Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM).

O Instituto Ibope entrevistou 805 eleitores de São Luís nos dias 4 a 6 de novembro e a pesquisa tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 01947/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Estimulada

Pela pesquisa estimulada o cenário é o seguinte: Eduardo Braide caiu desde o último levantamento Ibope/TV Mirante e agora tem 36% das intenções de votos. Em segundo vem Duarte Júnior com 22%. Ele é seguido por Neto Evangelista com 16% e Rubens Júnior (PCdoB) com 7%.

Ainda no mesmo cenário, Bira do Pindaré (PSB) cresceu e alcança agora 6% seguido por Jeisael Marx (Rede) com 2%. Yglésio Moyses (Pros), Professor Franklin (PSOL), Hertz Dias (PSTU) e Sílvio Antônio (PRTB) obtiveram 1% cada um. Brancos e nulos somaram 3%, mesmo percentual, e que não sabe ou não respondeu. (Veja o gráfico).

Considerando somente os votos válidos, Eduardo Braide fica com 39% das intenções de votos. Um percentual menor que o registrado nas pesquisas Ibope/TV Mirante anteriores. E considerando a margem de erro, o candidato do Podemos pode chegar a 42% ou a 36%.

Cresceu dentro da margem de erro o candidato Duarte Júnior que aparece com 24% dos votos válidos. Ele é seguido por Neto Evangelista que alcança 17% dos votos válidos. Rubens Júnior chega a 7%, Jeisael Marx a 3%, Yglésio Moyses a 2% e Professor Franklin, Hertz Dias e Sílvio Antônio a 1% cada um.

Rejeição

Sobre a rejeição entre os candidatos a prefeito de São Luís, os que tem os maiores percentuais são Bira do Pindaré e Rubens Júnior. Disseram não votar de jeito algum em um dos dois candidatos 23% dos eleitores ouvidos na pesquisa.

A segunda maior rejeição é de Eduardo Braide que alcançou 21% da opinião dos eleitores da capital. Logo em seguida aparece Neto Evangelista com 16% de rejeição. Ele é seguido por Yglésio e Jeisael com 15% cada um, Sílvio Antônio tem 14%, Professor Franklin tem 13% e Duarte Júnior aparece com 11% de rejeição.

O candidato que menor índice de rejeição é Hertz Dias com 10%. Poderia votar em todos foi a opção de 4% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu somaram 10%.

Mais

Perspectiva de vitória

Sobre perspectiva de vitória, 49% dos eleitores ouvidos na pesquisa Ibope/TV Mirante afirmaram que acreditam que o próximo prefeito de São Luís será Eduardo Braide. Outros 20% afirmaram que será Duarte Júnior e 15%, Neto Evangelista. Dos que acreditam que o próximo gestor municipal será Rubens Júnior somaram 4% e disseram que será Bira do Pindaré, 2%.

Os demais candidatos não pontuaram neste questionamento. Não sabe ou não respondeu somaram 9%.

Braide vence no segundo turno na disputa com Duarte ou Neto

Na pesquisa Ibope/TV Mirante foi feita a simulação de cenários de segundo turno. No primeiro é a disputa entre Eduardo Braide e Duarte Júnior. Nela, Braide aparece com 49% das intenções de votos contra 40% de Duarte Júnior. Brancos e nulos somaram 8% e não sabe ou não respondeu, 4%.

Em uma eventual disputa entre Eduardo Braide e Neto Evangelista, o primeiro aparece com 52% e o segundo, 32%. Brancos e nulos somam 11% e não sabe ou não respondeu, 5%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.