Estado Maior

Indefinição em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A nova pesquisa Escutec/O Estado mostra um claro cenário que caminha para uma disputa pela Prefeitura de São Luís a ser decidida somente no segundo turno. Mas vale ressaltar que o quadro eleitoral ainda é indefinido.

Os números mostram que Eduardo Braide, do Podemos, mantém a liderança com boa distância de seus adversários, mas também não é tão suficiente assim para garantir uma vitória no primeiro turno. Os dados da pesquisa divulgada ontem mostram, na verdade, que o segundo turno não depende mais da margem de erro como antes.

Os números mostram também que a disputa real mesmo neste primeiro turno é entre Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM). Uma
disputa, por sinal, já prevista desde a pré-campanha.

Por enquanto, vem levando vantagem (ainda que nada confortável) Duarte Júnior. Mas Neto Evangelista caminha sempre colado no republicano
a fim de ocupar o segundo lugar na disputa em São Luís.

Duarte e Neto protagonizam uma guerra civil que tem olhos voltados para 2022 e evidencia o racha no grupo de governador Flávio Dino (PCdoB). E essa disputa vai ficar mais e mais evidente ao passo que se aproxima o fim da campanha eleitoral.

Há quem aposte em uma virada do democrata nos últimos 10 dias de campanha. Vão para o tudo ou nada, e se configurando realmente o segundo turno, a nova batalha vai começar e, dependendo do adversário, o Palácio dos Leões já definiu a estratégia. Mas essa é outra parte da história.

Crescimento
Para um segundo turno, há uma torcida clara de Duarte e Neto para que o candidato do PCdoB, Rubens Júnior, aumente seu percentual.

Na Escutec/O Estado, o comunista chega a 9% nos votos válidos. Aumentou consideravelmente levando-se em conta o início da campanha, quando ele aparecia com parcos 2%.

Rubens crescendo mais um pouco, consegue somar para retirar de Braide uma vitória no primeiro turno.

Inconformado
O então pré-candidato a prefeito de São Luís, Wellington do Curso, ainda não digeriu ter sido afastado do processo eleitoral deste ano.

Ontem, no pequeno expediente da Assembleia Legislativa, ele voltou a mirar suas críticas ao senador Roberto Rocha (PSDB), presidente estadual tucano.

Wellington somente ainda não explicou o fato de ter declarado apoio a um candidato cuja sigla é da base do governador Flávio Dino, a quem tece críticas de forma constante.

Agenda
Na agenda do presidente Bolsonaro hoje em São Luís, ele vai inspecionar as obras de recuperação e duplicação da BR-135.

Essa pauta, aliás, é um requerimento antigo da bancada federal em Brasília. Incluindo os parlamentares da atual legislatura.

O deputado Pastor Gil (PL), por exemplo, anunciou nas redes sociais que vai solicitar ao presidente ampliar a atuação do Exército na recuperação de outras BRs, tal ocorre na 135.

Sem comentário
Até o fechamento da coluna, o governador Flávio Dino (PCdoB) não voltou a comentar acerca da visita do presidente da República ao Maranhão.

O comunista também não sinalizou com qualquer tipo de aproximação do chefe do Executivo Federal, o que contradiz o próprio discurso adotado pelo gestor de que, em prol do Estado, abre mão das diferenças.

Afinal de contas, um bom anfitrião deveria receber bem um visitante.

Sem protesto
Ainda sobre a visita do presidente da República, não há qualquer manifestação de grupos adversários de Bolsonaro prevista para a agenda em São Luís.

Devido às eleições, os candidatos não querem seus partidos e aliados em confronto político que possa render perda de votos.

A ideia dos opositores de Bolsonaro é ignorar completamente a primeira visita do presidente ao Maranhão.

DE OLHO

18 dias é o tempo que falta para o dia do primeiro turno das eleições de 2020.

Contaminado
O ainda presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo (PT), informou ontem que contraiu Covid-19.

“Informo que desde quarta senti sintomas relacionados à Covid-19.
Com o intuito de evitar transmissão para outras pessoas, me afastei preventivamente de atividades de campanha, bem como pratiquei isolamento
social e redobrei os cuidados sanitários”, disse em rede social.
Melo está de férias do cargo, e estava dedicado à campanha de Rubens Júnior (PCdoB) em São Luís.

E MAIS

•A licitação para a concessão do serviço de ferry-boat para a realização da travessia Ponta da Espera/Cujupe pode ter problemas.

• Empresas que se sentiram prejudicadas no certame já recorreram ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

• E devem começar a cobrar da Corte de Contas o julgamento dos pedidos referentes ao procedimento licitatório.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.