Eleições 2020

Sabatina: Bira propõe revisão de contrato de licitação do transporte

Candidato do PSB disse que modelo de contrato adotado pelo Município junto às empresas, "é altamente lucrativo"; ele falou que é preciso rever a base contratual

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Candidato do PSB, Bira do Pindaré, falou ainda sobre Educação, Cultura, Esporte e Mobilidade Urbana
Candidato do PSB, Bira do Pindaré, falou ainda sobre Educação, Cultura, Esporte e Mobilidade Urbana (Bira do Pindaré)

O candidato a prefeito de São Luís pelo PSB, Bira do Pindaré, assegurou ontem, durante a sua participação no Programa Sabatina O Estado/Imirante, transmitido ao vivo no site de O Estado, no portal Imirante e no youtube, rever o contrato de licitação do transporte público caso seja eleito o chefe do Executivo Municipal na eleição do mês de novembro.

A sabatina foi conduzida pelos jornalistas Carla Lima, editora de Política de O Estado; Gilberto Léda e José Linhares Júnior, da equipe de Política de O Estado. Thiago Bastos produziu a cobertura em tempo real pelos portais dos veículos.

Bira começou a falar sobre o transporte público na ocasião do sorteio do tema “Segurança”. Ao ser questionado a respeito da responsabilidade do Município na promoção de segurança para usuário [passageiro] de ônibus, o candidato defendeu a revisão do contrato firmado entre a Prefeitura de São Luís e as empresas de transporte.

“A primeira coisa que nós temos de fazer é revisar o contrato com as empresas de ônibus. Eu acho que esse contrato tem de ser debatido com muita profundidade para garantir um serviço de mais qualidade, mais seguro, mais acessível. Parece que foi um grande avanço a gente ter uma licitação, agora nós precisamos avaliar esse contrato vigente e revisá-lo. Esse é um caminho necessário”, disse.

Bira do Pindaré afirmou que um dos pontos que deve ser rediscutido na capital, diz respeito à política tarifária.

“Eu, por exemplo, estou propondo a política de bilhete único ilimitado. Acho que sou o único candidato que está defendendo essa proposta. O bilhete único ilimitado é diferente do bilhete único que está aí, onde há uma restrição de uma hora e meia no mesmo sentido e 45 minutos em sentido contrário. Estamos propondo ir muito além disse e fazer o que as cidades mais modernas no Brasil e no mundo estão fazendo: bilhete por hora, por dia, por semana ou por mês, garantindo viagens ilimitadas”, disse.

Base contratual

O candidato do PSB também defendeu revisão da base contratual das empresas que exploram o transporte público e coletivo em São Luís.

“Na verdade, é o seguinte: você tem um contrato com as empresas e fica tudo nas mãos delas, é por isso que às vezes nem se fala da Prefeitura, só se fala das empresas. O município tem de assumir as rédeas disso e para assumir, eu acho que nós temos de rever a base contratual que hoje é em número de passageiros e toda a arrecadação pertence às empresas. Temos de rediscutir esse padrão até para o bem das empresas, podemos adotar o sistema de quilometragem, como eu defendi no Congresso Nacional em emendas de projetos que estavam sendo debatidos em relação à pandemia", completou.

Bira também criticou o discurso adotado pelas empresas de “falência” no setor.

“Se o sistema fosse falido você acha que alguma empresa se interessaria. Absolutamente, não tem sentido isso, gente, vamos ser razoáveis: é um sistema altamente lucrativo, nós temos que reconhecer, sobretudo pelo modelo contratual que nós temos que é com base em número de passageiros. Quanto mais um ônibus é lotado, mais a empresa ganha. É uma lógica até desumana, essa. Eu entendo que nós precisamos rever o contrato, rediscuti-lo com muita responsabilidade. Tenho muito respeito ao setor empresarial, mas precisamos rever", finalizou.

Mais

Entrevistado de hoje

O candidato a prefeito entrevistado hoje no programa Sabatina O Estado/Imirante, será o deputado estadual Neto Evangelista (DEM). Já na quarta-feira, o último candidato sabatinado será o também deputado estadual, Duarte Júnior (Republicanos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.