Eleições 2020

TRE/MA realiza hoje eleição simulada em Lima Campos

Mesários e eleitores de nove sessões eleitorais do município simularão uma votação com o objetivo de averiguar plano sanitário no processo de votação; 2.059 eleitores poderão participar da simulação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Votação simulada em Lima Campos acontece das 7h às 12h de hoje
Votação simulada em Lima Campos acontece das 7h às 12h de hoje (Urna eletrônica)


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão vai realizar hoje eleição simulada na cidade de Lima Campos. A ideia é verificar como será a votação com a adoção de medidas sanitárias previstas para o combate ao novo coronavírus. A eleição ocorre das 7h às 12H em 9 sessões do município.
O objetivo é simular como funcionará o plano de segurança sanitária no processo de votação e avaliar a atuação de eleitores e mesários com estas práticas. Ou seja, o tempo de habilitação e do voto será medido, o que dará noção do tempo que deverá ocorrer no pleito no próximo dia 15 de novembro em todo o estado.
Para esta eleição simulada, somente os 2.059 eleitores das 9 seções eleitorais da Unidade Integrada Arthur Azevedo, localizada na Avenida JK, S/N, podem participar, devendo comparecer portando documento de identidade com foto e, de preferência, uma caneta. O uso de máscara também é obrigatório.
Na urna serão escolhidos candidatos fictícios e as dúvidas poderão ser esclarecidas com os servidores do TRE-MA.
O presidente do Tribunal, desembargador Tyrone José Silva, o juiz Artur Gustavo Azevedo do Nascimento (titular da 67ª Zona Eleitoral), o diretor-geral Gustavo Araújo Vilas Boas, o secretário Gualter Lopes (Tecnologia da Informação) e os assessores Luann Matos e Gilson Borges, da Corregedoria, estão entre as autoridades da Justiça Eleitoral que participarão do evento.
Auditoria
A Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica do TRE/MA reuniu-se para definir o cronograma de atividades nas Eleições 2020. O grupo, presidido pelo juiz Júlio César Lima Praseres, ex-membro da Corte, e composto pelas servidoras Mariana Herculana, Lúcia Chaves, Jocielma Monteiro, Leana Neves, Valderina Silveira e Roseana Sousa, será responsável pela organização e condução dos trabalhos de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, com o objetivo de atestar a segurança na captação e contabilização dos votos.
“A finalidade da auditoria é servir de mais um instrumental de garantia à lisura do processo eleitoral”, destacou Júlio Prazeres. Em seguida, os membros da comissão mostraram os procedimentos referentes ao sorteio das seções e à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e seus sistemas.
A justiça eleitoral realiza dois tipos de auditorias no dia das eleições: a auditoria para verificação das condições normais de uso e a de autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. l

Mais
Os trabalhos terão início no dia 14 de novembro (véspera das eleições), onde serão sorteadas 12 seções eleitorais que passarão pelos referidos processos de auditoria. Nesta ocasião, ficou acordado entre os partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, membros da comissão e demais participantes que o sorteio ficará restrito às seções eleitorais pertencentes aos municípios que são sede das zonas, de forma a facilitar o transporte das urnas eletrônicas, acompanhamento e fiscalização dos trabalhos.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.