Eleições 2020

Pesquisa mostra Luciano Genésio na frente na disputa em Pinheiro

Atual prefeito da cidade conseguiria ser reeleito se as eleições fossem hoje; Genésio tem 56% das intenções de votos, de acordo com os números divulgados pelo Instituto Escutec

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Luciano Genésio lidera corrida eleitoral em Pinheiro
Luciano Genésio lidera corrida eleitoral em Pinheiro (Pinheiro pesquisa)

O Instituto Escutec traz pela primeira vez pesquisa de intenção de votos na cidade de Pinheiro. Na corrida eleitoral, o candidato à reeleição, Luciano Genésio, aparece na frente 56% dos votos considerando o cenário estimulado. Sobre a perspectiva de vitória, o atual prefeito chega a 62% da opinião dos entrevistados sobre uma possível vitória.

O levantamento foi feito ouvindo 600 eleitores nos dias 10 a 12 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa é MA 05890/2020. O intervalo de confiança do levantamento da Escutec é de 90%.

No cenário espontâneo, Luciano Genésio obteve 51% da opinião dos entrevistados. Em seguida aparece Dr. Leonardo Sá com 12%, Filuca com 11% e Cleia de Shalon e Filho de Coqueiro com 1% cada. (Veja o gráfico).

Já na simulação estimulada, a vantagem do atual prefeito é maior em relação aos seus adversários. Genésio aparece com 56% das intenções de voto. Dr. Leonardo Sá vem em seguida com 18%. Filuca obteve 15%, Cleia de Shalon, 3%, e Filho de Coqueiro, 2%.

Sobre a perspectiva de vitória (quem o eleitor acredita que ganhará em 15 de novembro independente de seu voto), 62% dos eleitores disseram que a eleição será vencida por Luciano Genésio. Outros 6% afirmaram ser Dr. Leonardo Sá e 4%, Filuca. A vitória de Cleide da Shalon é acreditada por 1% dos ouvidos. (Veja o gráfico).

Rejeição

Os eleitores ouvidos na pesquisa Escutec também opinaram sobre o candidato que ele não votaria de forma alguma. Neste cenário de rejeição, Filuca tem 44%, Luciano Genésio, 24% e Dr. Leonardo Sá, 10%. Filho de Coqueiro tem 8/% de rejeição e Cleia da Shalon tem 2%.

Nenhum dos candidatos foi a opção de 11% dos eleitores ouvidos e outros 1% não sabe ou não respondeu.

Outro assunto abordado no levantamento diz respeito à mudança de voto nas eleições deste ano. Disseram que podem mudar de voto até as eleições 15% dos entrevistados enquanto outros 81% garantem que manterão o voto até dia 15 de novembro. Não sabe ou não respondeu somaram 4%. L

Mais

O Instituto Escutec também avaliou a aprovação da atual gestão em Pinheiro. Pelo levantamento, disseram aprovar a gestão de Luciano Genésio 63% dos eleitores, enquanto outros 34% garantem que desaprovam. Não sabe ou não respondeu somaram 3%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.