Incursões

PM vistoria mais de 200 ônibus e faz 500 abordagens na Ilha

Cercos foram realizados durante o feriadão, em diversos pontos da região metropolitana; objetivo era evitar ações cometidas por faccionados, entre outros

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Abordagens foram realizadas durante todo o fim de semana prolongado, em vários pontos da Grande Ilha
Abordagens foram realizadas durante todo o fim de semana prolongado, em vários pontos da Grande Ilha (polícia militar)

São Luís - Cerca de 200 coletivos vistoriados, mais 500 pessoas abordadas, apreensão de armas e de entorpecentes no decorrer das diversas operações realizadas pela Polícia Militar durante o fim de semana prolongado na Grande Ilha. Os cercos policiais tinham como objetivos inibir ações cometidas por faccionados como tiroteio, assassinatos, tráfico de drogas e assaltos, principalmente, a coletivos.

Conforme o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Emerson, as guarnições militares realizaram várias ações da Operação Catraca durante o último fim de semana, em diversos pontos da capital. Somente no dia 10 ocorreram seis barreiras, 30 ônibus foram vistoriados e 50 pessoas abordadas pelos policiais.

No domingo (11), policiais militares montaram barreiras da Operação Catraca no João Paulo, Anil, Bairro de Fátima e ao longo da Avenida dos Africanos e 40 coletivos foram vistoriados. O tenente-coronel ainda ressaltou que na segunda-feira (12) mais uma vez os policiais realizaram a Operação Catraca em diversos pontos da cidade. No cerco policial, 56 coletivos foram vistoriados e 330 pessoas abordadas.

As guarnições do 20º Batalhão da Polícia Militar também realizaram a Operação Catraca, no último dia 12, tendo como ponto base a Avenida Jerônimo de Albuquerque, na área da Cohab. O comandante do batalhão, tenente-coronel Marcos Brito, disse que no decorrer do trabalho cerca de 30 pessoas foram abordadas e 12 transportes públicos vistoriados.

Outros cercos
Marcos Brito contou que os homens do 20º Batalhão da Polícia Militar, além de deflagrarem a Catraca, também realizaram incursões na Cohab e bairros adjacentes e no Terminal da Integração da Cohab, onde dezenas de coletivos foram vistoriados e vários passageiros abordados.

A Operação Catraca também foi desenvolvida pelas equipes do 1º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com a polícia, as ações da operação foram realizadas ao longo do fim de semana, concentradas na área Itaqui-Bacanga, principalmente, na Avenida dos Portugueses.

Os homens do 8º Batalhão da Polícia Militar realizaram vários cercos pelos bairros do Vinhais, Calhau, São Francisco, Renascença e outras localidades da cidade no decorrer dos últimos dias. Uma das operações foi denominada Pontual. Este cerco se concentrou na Vila Vicente Fialho e Vila Cruzado e resultou em 90 pessoas abordadas e 36 veículos vistoriados, entre motocicletas e coletivos. Os militares ainda realizaram a Operação Ilha Segura que resultou na apreensão de armas de fogo e prisão de criminosos, inclusive, de faccionados e foragidos do Poder Judiciário.

Criança feliz
As equipes, além de realizarem o policiamento ostensivo na Grande Ilha, fizeram centenas de crianças felizes durante o fim de semana. As guarnições do 13º Batalhão da Polícia Militar realizaram uma ação de distribuição de brinquedos nas comunidades Vila Alcione, São Raimundo e Vila Diomedes, em São José de Ribamar, na segunda-feira (12).

O comandante do batalhão, major Alexsandro, disse que a ação contou com a colaboração dos militares da unidade e resultou na arrecadação de vários brinquedos, doados para as crianças carentes ribamarenses. “A polícia também desenvolve esse tipo de trabalho social e humanizado, principalmente, voltado para a criança”, frisou o major.

As crianças também receberam presentes doados pela guarnição do Comando de Segurança Comunitária. A coronel Augusta Andrade disse que as doações foram feitas na Fundação Antônio Brunno e ainda foram agraciados os filhos das mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

Lei seca
A equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e os homens do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV) realizaram no decorrer do fim de semana a Operação Lei Seca na Grande Ilha. Uma das ações ocorrida, na noite de sábado (10), houve a apreensão de uma motocicleta, na Avenida dos Franceses.

Os policiais abordaram dois homens, que estavam em uma motocicleta, e apresentavam atitudes suspeitas. Os militares constataram que a numeração do motor do veículo pertencia a uma outra moto com registro de roubo. Os suspeitos foram apresentados no Plantão de Polícia Civil das Cajazeiras onde tomaram as devidas providências.

No domingo (11), o Detran-MA, em parceria com o BPRV, realizou a ação educativa do Projeto “Direção Certa, mais que um papo de bar”, na Praia da Raposa. O objetivo foi conscientizar turistas e frequentadores dos bares e restaurantes sobre os riscos de dirigir um veículo após o consumo de bebida alcoólica.

O educador do Detran-MA, Raffael Rocha, que coordenou a ação, orientou vários turistas que aproveitavam o passeio pela orla da cidade, sobre a importância de unir diversão e lazer com atitudes que garantam mais segurança no trânsito. “Nosso papel é incentivar os condutores de veículos e passageiros para que se divirtam com responsabilidade. Bebida alcoólica não combina com direção. Nosso alerta é para salvar vidas”, frisou Raffael Rocha.

O Detran-MA informou que no decorrer do mês passado foram realizadas 14 ações da Operação Lei Seca na Ilha, com um saldo de 1.785 veículos vistoriados, 1.620 testes de alcoolemia realizados, 165 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool e 165 autuações por recusa a fazer o teste de embriaguez.

SAIBA MAIS

As ações da Operação Lei Seca têm sido fundamentais na prevenção dos acidentes de trânsito. De acordo com artigo 265ª, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o condutor que for abordado na fiscalização, apresentando ou não sinais de embriaguez, ao se recusar a fazer o teste do etilômetro comete infração gravíssima e está sujeito à multa de até R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que pode ser suspensa, por até um ano, e o veículo retido até que outro condutor habilitado se apresente. Em caso de reincidência o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

NÚMEROS

500 pessoas revistadas pela PMMA durante o feriadão
200 coletivos abordados durante a Operação Catraca
1.785 veículos abordados no decorrer das ações da Operação Lei Seca ocorridas no decorre do mês passado na Ilha
165 condutores autuados por dirigir sob efeito de álcool em setembro, na Lei Seca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.