Eleições 2020

TRE do MA recebe equipamentos para uso nas eleições municipais

Último lote de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) distribuídos pelo Exército Brasileiro será utilizado por servidores, mesários e colaboradores durante o pleito que acontecerá em novembro deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mesários terão à disposição EPIs para garantir segurança no dia da votação
Mesários terão à disposição EPIs para garantir segurança no dia da votação (mesário)

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) recebeu na manhã de ontem o último lote de proteção individual para uso nas eleições municipais deste ano. A entrega foi feita pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.

Ao todo, o TRE recebeu EPIs em quatro carretas do Exército. A ação da Força Militar foi coordenada pelo coronel Sousa Filho. O 50 BIS também participa da distribuição dos materiais.

O presidente do TRE, desembargador Tyrone Silva, acompanhou o descarregamento da 4ª e última carreta, ao lado do diretor-geral do tribunal, Gustavo Vilas Boas.

“Sem dúvidas, este apoio do Exército está sendo fundamental para o sucesso da eleição. É uma colaboração valorosa para a democracia”, registrou o presidente.

Previsão

Estavam previstas 6 carretas com 69 toneladas de EPIs, no entanto, em apenas 4 foi possível carregar todo o material. Nesta 4ª carreta chegaram 12.061 unidades de álcool gel de 200g; 1.140 de álcool gel de 400g; 2.868 de álcool gel de 500 ml; 65.750 protetores faciais; 15.719 pôsteres A3; 12.280 pôsteres medindo 54x74; e 65.180 adesivos.

Novas cargas

Já para quinta-feira, 8 de outubro, TRE e 24º BIS trabalham juntos para liberarem três caminhões com EPIs para algumas Zonas Eleitorais do estado. Atuam no descarregamento, armazenagem e distribuição terceirizados das seções de Almoxarifado, Patrimônio e Urnas do TRE, além de homens de ambos os batalhões citados.

A coordenação da atividade é da Secretaria de Administração e Finanças, através da Coordenação de Serviços Gerais e das seções de Almoxarifado, Patrimônio e Manutenção Predial.

A primeira entrega de materiais ao TRE foi realizada pelo Exército no dia 27 de setembro. Naquela ocasião, 2.940 caixas de álcool gel de 400 gramas estavam no primeiro veículo que partiu da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, no dia 21 de setembro e, ao chegar no posto fiscal de São Luís, não pagou nenhum imposto sobre circulação de mercadorias porque o Governo, através da Medida Provisória 326/2020, isentou o material de recolhimento por se tratar de doação à Justiça Eleitoral.

Por iniciativa do desembargador Tyrone Silva, o 24º BIS foi quem ficou responsável de armazenar e ajudar na distribuição os EPIs doados. A solicitação foi feita ao comandante da unidade, coronel Sousa Filho, que entendeu a importância que o gesto significaria para o fortalecimento da democracia, visto que se trata de uma parceria entre órgãos que zelam pelo país.

As eleições municipais estão marcadas para o dia 15 de novembro. Parte dos EPIs vai ser distribuído aos servidores da Justiça Eleitoral antes desta data.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.