Eleições 2020

Sabatina: estreia aborda ausência de Rubens Júnior e debate campanhas

Jornalistas Carla Lima, Ronaldo Rocha e Gilberto Léda falaram com mais detalhes sobre regras da sabatina e discutiram os movimentos dos candidatos

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Jornalistas de O Estado Carla Lima, Ronaldo Rocha e Gilberto Léda falaram sobre ausência de Rubens Júnior
Jornalistas de O Estado Carla Lima, Ronaldo Rocha e Gilberto Léda falaram sobre ausência de Rubens Júnior (Sabatina)

A Sabatina O Estado/Imirante - em seu primeiro programa na edição 2020 - foi realizada ontem e, em sua edição inaugural, esclareceu a ausência do candidato a prefeito de São Luís, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), que seria o primeiro entrevistado da série de debates.

O programa, mediado pela jornalista e editora de Política de O Estado, Carla Lima, e que contou com as participações dos repórteres Ronaldo Rocha e Gilberto Léda foi exibido ao vivo no site de O Estado (oestadoma.com), no portal Imirante.com e nas redes sociais de ambos os veículos.

A mediadora Carla Lima abriu os trabalhos e lembrou a importância da Sabatina para a configuração dos debates e posicionamento dos candidatos acerca dos seus projetos para diferentes áreas da sociedade.

Jogo político

Ela também frisou o peso da série de entrevistas para o jogo político durante as campanhas de 2016 e 2018. “A Sabatina, que começa hoje [ontem] representa a abertura de mais um espaço democrático que a imprensa disponibiliza para os candidatos. É uma oportunidade para que o eleitor conheça de forma clara os pretendentes ao Executivo em São Luís”, disse.

A jornalista, em seguida, expressou manifestação da assessoria do candidato Rubens Júnior, que informou que - devido ao mesmo estar com sintomas semelhantes da Covid-19, o que foi confirmado à tarde após realização de mais um teste - todos os seus compromissos foram cancelados. Com o teste positivo de Rubens Júnior, não será possível o candidato participar da Sabatina por meio do Skype.

A editora de O Estado também confirmou que hoje, não haverá sabatinado já que, em sorteio previamente realizado, seria o dia do então candidato Adriano Sarney (PV), que abriu mão da candidatura.

Análise

Em seguida, a jornalista abriu a possibilidade de manifestação dos demais colegas. Ronaldo Rocha e Gilberto Léda falaram sobre as medidas tomadas pela organização da Sabatina para garantir o espaço seguro e em obediência aos padrões sanitários. “É importante frisar que, na edição deste ano, estamos menos aglomerados. Tudo para deixar não somente nós como o candidato mais protegidos”, disse Léda.

O repórter de Política, Ronaldo Rocha, falou sobre a falta de cuidados dos candidatos majoritários quanto ao descumprimento de medidas que evitem aglomerações. “Vimos vários exemplos na capital e no interior que não expressaram os cuidados necessários para se evitar a doença”, expressou Rocha.

A discussão foi corroborada por Léda, que - lembrado por Carla Lima - citou recente manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), ressaltando a possibilidade do uso de “poder de polícia” por parte da Justiça para impedir a promoção de eventos políticos, desde que em desobediência às regras de proteção contra a Covid-19.

Por fim, Carla Lima confirmou a divulgação da pesquisa Escutec/São Luís para a capital na próxima quinta-feira, 8. Os números serão divulgados nas versões impressa e digital do periódico.

Mais

Sequência

Amanhã, Hertz Dias (PSTU) será o sabatinado. A semana inicial do projeto será encerrada com Sílvio Antônio (PRTB) e Jeisael Marx (Rede). As entrevistas serão marcadas até o dia 21 deste mês. No dia 13, Eduardo Braide (Podemos) será o entrevistado. Em seguida, Yglésio Moysés (PROS) no dia 14, Carlos Madeira (SD) no dia 15, Franklin Douglas (PSOL) no dia 16. No dia 19, será a vez de Bira do Pindaré (PSB) e por fim, Neto Evangelista (DEM) no dia 20 e Duarte Júnior (Republicanos) no dia 21.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.