Energia

Obras no sistema elétrico vão gerar mais desenvolvimento

Investimentos são realizados pela Equatorial Maranhão para a melhoria da qualidade da energia; implantação da nova subestação na Vila Maranhão, em São Luís, vai permitir atendimento ao crescimento do mercado na região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Obras que estão sendo realizadas pela Equatorial na Vila Maranhão vão ajudar no  desenvolvimento da região
Obras que estão sendo realizadas pela Equatorial na Vila Maranhão vão ajudar no desenvolvimento da região (obra da Equatorial)

SÃO LUÍS - A melhoria na qualidade da energia fornecida para população é uma busca constante da Equatorial Maranhão. Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado.

Está em fase de construção pela Equatorial um conjunto de obras que envolve a nova subestação de distribuição na Vila Maranhão, além de seis novas redes, com 50 quilômetros de implantação de novos circuitos e 6 quilômetros de substituição de cabos, que serão interligadas as subestações Itaqui, Maracanã, Centro e Vila Maranhão ao novo ponto de suprimento da rede básica, que também está sendo construído em São Luís.

As novas linhas de distribuição serão capazes de atender a zona portuária e distrito industrial em 69 KV (quilovolt), beneficiando cerca de 47.542 unidades consumidoras residenciais e comerciais, fortalecendo ainda mais o sistema elétrico da capital.

Investimento e tecnologia
A implantação da nova subestação Vila Maranhão, em São Luís, vai permitir atendimento ao crescimento do mercado na região; nível de tensão adequado e maior flexibilidade entre as redes de distribuição. Além disso, os novos alimentadores desta subestação serão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão (COI). Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids). Outro avanço é que a nova subestação já nasce digitalizada, ou seja, sua supervisão é remota, assim como as demais subestações.

Para a construção, estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões, envolvendo o conjunto de obras com várias entradas de linhas (pontos de conexões), seis redes de distribuição e subestação no bairro Vila Maranhão (em São Luís).

O presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, destaca que a energia fornecida pela empresa contribui para o crescimento de São Luís e de todo o Maranhão. "A cada dia o Estado se desenvolve mais. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica na ilha de São Luís, o que reflete no desenvolvimento de todo o Maranhão. A energia elétrica é um fator essencial para a desenvolução da cidade e das pessoas. Nós temos muito orgulho de investir e fazer parte de tudo isso”, destacou.

Novo ponto de suprimento
Também está em construção um novo ponto de suprimento às cargas da Região Metropolitana. É uma nova subestação pertencente à rede básica – São Luís IV 500/230/69 kV, executada pela EDP Transmissão, com previsão para operação comercial em 2021, sendo uma condicionante a necessidade de conexão da rede de distribuição da Equatorial para efetivo suprimento ao mercado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.