Terrorismo

EUA repatriaram todos os militantes americanos do Estado Islâmico

Dos 27 cidadãos americanos repatriados da Síria e do Iraque, 10 responderão por terrorismo.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Parede de escola coberta com desenhos mostrando como militantes do Estado Islâmico executaram seus prisioneiros
Parede de escola coberta com desenhos mostrando como militantes do Estado Islâmico executaram seus prisioneiros (Jihadistas)

WASHINGTON - Os Estados Unidos repatriaram todos os 27 jihadistas americanos processados por apoiar o grupo terrorista Estado Islâmico, anunciou ontem, 1º, o Departamento da Justiça. Esses militantes estavam detidos na Síria e no Iraque, onde a facção extremista chegou a ocupar territórios.

Dos 27 jihadistas repatriados, 10 são acusados de terrorismo. O governo dos EUA também disse que quatro desses militantes retornaram, detidos, ao país recentemente.

Também segundo o Departamento de Justiça, esses americanos estavam em prisões controladas pelas Forças Democráticas Sírias (FDS) — uma aliança entre combatentes curdos e árabes contrários tanto ao regime de Bashar al-Assad quanto ao Estado Islâmico.

"Após os repatriamentos desta semana, os Estados Unidos trouxeram de volta todos os simpatizantes americanos do EI que sabem que estão detidos pela FDS e contra os quais temos acusações", disse John Demers, procurador-geral adjunto de Segurança Nacional dos EUA.

Nathan Sales, coordenador do combate ao terrorismo do Departamento de Estado, pediu a outros países, especialmente os da Europa Ocidental, que repatriem seus cidadãos presos por ajudar o Estado Islâmico e que levem a julgamento.

O destino de combatentes do grupo terrorista detidos na Síria e no Iraque, às vezes com esposas e filhos, divide os Estados Unidos e a Europa. Washington defendeu por muito tempo a necessidade de devolver os jihadistas presos aos seus países de origem. Os europeus e os países árabes, porém, preferem que sejam julgados e cumpram suas sentenças no país onde cometeram seus crimes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.