Maranhenses

Festival Guarnicê apresenta videoclipes locais da 43ª edição

Evento promovido pela UFMA ocorre de forma on-line entre os dias 14 e 21 de outubro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(cinema)

São Luís – A 43ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que será realizada entre os dias 14 e 21 de outubro, de forma on-line. O festival possui mostras competitivas nacionais de curtas e longas e outras seis categorias exclusivas para produtores audiovisuais maranhenses, tais como curtíssimas, curtas e longas-metragens, reportagem televisiva de caráter documental e especial, seriada ou não, videoclipe e filme publicitário.

Na categoria videoclipe estão concorrendo as seguintes produções:

Você bagunçou comigo (Yhago Sebaz ft. Allvdin) – A música é do compositor e cantor ludovicense Yhago Sebaz e o videoclipe com tom melancólico, de 4:53 de duração. É uma produção totalmente independente que fala, segundo o autor, de um relacionamento abusivo vivido por ele próprio. Assista.

Killa (Enme) – O videoclipe de 3:17 de duração une elementos visuais do reggae, estilo predominante no cenário musical de São Luís, com a sonoridade vinda do ragga, cacuriá e instrumentos de tambor. Em 2019, foi destaque e recebeu alguns prêmios como “melhor performance de videoclipe 2019” e “melhor direção de videoclipe 2019”. Assista.

Batidão (Enme) - Com duração de 3:10, tem uma mistura muito grande de cores e personagens em dança bem coreografada. A produção traz elementos ligados ao empoderamento, autoestima e raízes. Foi premiado como “melhor videoclipe 2020” na mostra de cinema negro no estado do Mato Grosso. Assista.

Lá fora (Jefferson Carvalho e Enme) – Nesta produção há alternância de momentos entre a área urbana e a área rural, reflexões no quarto ou rodeado por belos girassóis, assim, “Lá fora” tenta externar o sentimento do autor ao escrever uma música, segundo o próprio, sobre liberdade, se permitir ser quem você é. O vídeo tem duração de 4:11. Assista.

Uma noite (Jefferson Carvalho) – Tendo o som do ragga ao fundo, o clipe de 3:24 tem imagens nas cidades de São Luís e Imperatriz e uma pegada visual unindo romantismo e sensualidade. De acordo com o autor, há um incentivo para que os LGBTs, já tão reprimidos pela sociedade, não deixem de expressar os sentimentos. Assista.

Deixa (Jefferson Carvalho) – Mais uma produção do artista de Imperatriz. Nos seus 3:48, “Deixa” tem uma pegada tranquila, mas também dançante, alegre. O autor disse que a música é uma mensagem de cura após tanta negatividade e o clipe tem justamente a missão de mostrar uma mensagem positiva. Assista.

Camburão (Carmen Kemoly e Karma) – Gravado todo em meio à mata, com um toque de incêndio em alguns momentos, o clipe é bem curto, apenas 1:53 de duração, mas a mensagem na música é bem forte, contando a dura vida dos negros e a força exercida por eles para conseguir a superação. Assista.

Intelecto de Quebrada (Carmen Kemoly) – Gravado em uma construção destruída, o clipe de 3:02 traz a artista maranhense ao lado de piauienses numa composição que tem mensagem política, a dificuldade vivida pela maioria dos negros nas periferias nacionais, protagonismo e referências fortes da intelectualidade negra. Assista.

Festival

O Festival é uma realização da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), com apoio de instituições públicas e de empresas. O objetivo é difundir produções audiovisuais e promover intercâmbio entre realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa.

Além de garantir maior visibilidade aos seus participantes, principalmente aos vencedores, o festival também tem prêmios em dinheiro. O campeão na categoria “Melhor Longa Nacional” recebe RS 23 mil, o “Melhor Curta Nacional” arremata R$ 12 mil e a quantia para o “Melhor Filme Realizado por Maranhenses” é de e 10 salários mínimos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.