Artigo

Feias e pandêmicas

José Ewerton

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Falávamos na crônica da semana passada sobre a beleza de certas palavras. Houve quem se manifestasse lembrando essa ou aquela, entendendo a proposta, do autor, de que certas palavras parecem fora de sintonia com a semântica que expressam dada a eufonia harmoniosa que exibem.

Mas, e as palavras feias? Existem, de fato? Penso que sim quando se juntam a semântica e a eufonia para determinar-lhes a repulsa que sentimos ao pronunciá-las. Dir-se-ia que estas sim, são profissionais competentes, já que se integram com inegável talento ao objetivo para a qual foram criadas ou adaptadas. Nestes tempos de Pandemia os exemplos mostram como certas palavras, realmente feias, servem excelentemente a esses tempos bicudos:

1.Escroque

É sinônimo de: trapaceiro, vigarista, impostor, tratante...

Ex-pandêmico: “Como surgem escroques nas grandes tragédias! Desde os que roubam o dinheiro dos hospitais, aos que metem a mão no auxílio emergencial sem precisar”.

2.Catarro.

É sinônimo de: muco, secreção, defluxo, constipação.

Ex-Pandêmico: “Cuidado com esse catarro, meu filho! Vira essa Covid-19 pra lá”...

3.Escracho

É sinônimo de: esculhambação, bronca, esfrega, repreensão, censura...

Ex-Pandêmico: “Em tempos de Pandemia esculhamba quem pode, aceita quem precisa. Quando se contemplam filas quilométricas sob o sol escaldante atrás de dinheiro emergencial, é fácil chegar à conclusão de como se escracha o povo deste país!”.

4.Prurido

É sinônimo de: coceira, sarna, comichão.

Ex-Pandêmico: “O tempo provou que uma Pandemia se faz de muitos pruridos. Que não são expressos apenas por palavras indesejáveis Até o amor se torna mais um prurido a entrar na lista.”

5.Esculacho

É sinônimo de: esculhambação, bronca, esfrega, repreensão, censura...

Ex-Pandêmico “Em época de Pandemia o que geralmente começa com um esculacho, acaba virando sarrafo e termina em Feminicídio.”

6.Furúnculo

É sinônimo de: abcesso, inflamação, leicenço, mapironga.

Ex-Pandêmico: “No começo da Pandemia as autoridades deste país se xingavam tanto que pareciam possuir furúnculos na língua.”

Conspurcar

É sinônimo de: sujar, manchar, desonrar, difamar, corromper.

Ex-Pandêmico: “Em tempos de Pandemia deve se tomar cuidado para não conspurcar a máscara. Não só a de proteção, mas a própria, que todo mundo tem.”

Defenestrar

É sinônimo de: lançar pela janela, atirar pela janela...

Ex-Pandêmico: “A torcida do Flamengo em plena Pandemia, está ameaçando defenestrar o técnico Domenéc Torrent que vem fazendo enorme sucesso apanhando para times da Bolívia. Mas nada de jogá-lo pela janela. A maioria preferiria atirá-lo de um avião no centro de uma Praça de Touros, na Espanha, onde morou, para cair bem na frente de um touro vestido com a camisa do Independiente del Vale.”

Caxumba

Doença contagiosa que é sinônimo de: papeira, parotidite epidêmica, trasorelho...

Ex-Pandêmico. “Caxumba é uma doença contagiosa de efeitos duradouros e torturantes. Mas nesta Pandemia surgiram contágios novos, talvez piores do que a caxumba. Live é um desses. O Novo Normal outro.

Nauseabundo

É sinônimo de: hediondo, repulsivo, enjoativo, nauseante.

Ex-Pandêmico: “Nesta pandemia surgiram odores repulsivos em vários cantos, mas nenhum tão nauseabundo como o que se sentiu pros lados do STF toda vez que por lá chegava Gilmar Mendes”.

José Ewerton Neto

Autor de O ABC bem humorado de São Luís

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.