Eleições 2020

Madeira e Silvio Antonio encerram convenções em São Luís

Ex-magistrado foi confirmado pelo Solidariedade; Silvio Antonio teve o nome confirmado pelo PRTB

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Convenção Carlos Madeira)

O ex-juiz Carlos Madeira (Solidariedade) e o Apóstolo Silvio Antonio (PRTB), foram confirmados em convenções partidárias realizadas ontem, pré-candidatos a prefeito de São Luís.

As convenções do Solidariedade e do PRTB foram as últimas e encerraram o processo aberto pela Justiça Eleitoral.

Carlos Madeira, que se recuperou recentemente de um quadro de Covid-19, usou o último dia previsto para a legislação eleitoral e confirmou projeto para a majoritária.

De acordo com os organizadores, o ato aconteceu de forma “híbrida” e respeitando as regras sanitárias. Como recentemente se recuperou da doença, Madeira participou do evento por vídeoconferência. “Até janeiro deste ano eu era juiz federal. Abri mão de uma carreira vitoriosa na área jurídica porque fui chamado por várias pessoas que já estavam cansadas da política tradicional, do clientelismo da velha política, que nada resolve e parece que parou no tempo”, disse o candidato.

Além da participação virtual, apoiadores do projeto do partido, dentre eles,o presidente da sigla, Simplício Araújo, e o candidato a vice-prefeito na chapa, Capitão Jeremias, estiveram presentes no segmento presencial do evento, que aconteceu na Associação dos Oficiais Militares do Maranhão, no Bairro de Fátima, na capital.

Segundo Simplício, a escolha do local para a convenção presencial se deu por opção do candidato. Foi no Bairro de Fátima que Madeira passou boa parte da vida.

Por enquanto, ainda não há data para o retorno dos compromissos públicos de Madeira.

A candidatura de Madeira é um dos projetos “chapa pura” para as eleições deste ano na capital. Em janeiro deste ano, quando o ex-juiz lançou o seu nome como pré-candidato à época, foi ventilada a possibilidade de aliança com o MDB. No entanto, o projeto não saiu do papel.

Para Simplício, o candidato reúne boas condições para o cargo. “Ele [Madeira] é o único candidato que veio da periferia da cidade e da pobreza, portanto conhece todos os problemas da educação, saúde, mobilidade e tantos outros temas, pois teve que vencer cada um deles para se formar”, afirmou.

Silvio Antonio

Já o PRTB oficializou em convenção partidária, a candidatura do Apóstolo Silvio Antônio a prefeito de São Luís. Recentemente filiado ao partido, ele chegou a figurar na lista de pré-candidatos pelo PSL, ainda no início do ano, mas acabou mudando de partido ao perceber que o caminho da legenda seria uma composição eleitoral – o que acabou se confirmando, com o apoio do PSL à candidatura de Neto Evangelista (DEM).

Como companheira de chapa, Silvio Antônio terá a Sargento Ana Célia, da Polícia Militar do Maranhão. Mulher, negra e militar, ela tem perfil parecido com o da candidata a vice-prefeita na chapa do deputado federal Eduardo Braide, Esmênia Miranda, no que se configura como uma aparente forma de contrapor-se ao mote do discurso do parlamentar do Podemos.

Com a confirmação de mais essa candidatura, a eleição para prefeito na capital terá, então, 12 nomes incluídos na disputa, nenhum deles mulher, após 12 anos, conforme mostrou O Estado na edição de terça-feira, 15.

Em 2008, quando o ex-senador e ex-governador do Maranhão João Castelo foi eleito pelo PSDB no segundo turno – em vitória sobre o hoje governador Flávio Dino - havia sido a última vez que esse tipo de cenário se consolidava na capital. Naquele pleito, foram 11 candidaturas registradas, todas masculinas.

Em números mais absolutos, numa busca histórica de dados feita por O Estado, de 1992 a 2016 – última eleição municipal realizada pela Justiça Eleitoral -, a ausência de mulheres na disputa pela Prefeitura de São Luís somente ocorreu em 2008. Ou seja, em 28 anos, essa será a segunda eleição sem candidatura feminina na capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.