Coluna

Motorhome, a fuga dos destinos turísticos de massa

A liberdade de pegar as suas coisas e cair na estrada sem ter de fazer e desfazer as malas a cada cidade visitada

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Considerado como sua casa sobre rodas. Perfeito para viagens em contato com a natureza. Assim se define o que é um motorhome.


Motorhome
Pouco conhecido e explorado pelo público brasileiro, o motorhome é perfeito para a próxima viagem em família.

As pessoas sempre confundem motorhome com trailers mas existe uma grande diferença entre eles. Os trailers são puxados por um carro e no motorhome a casa e o carro são uma coisa só.
Engana-se quem pensa que não há conforto em uma viagem deste tipo.

Sua casa sobre rodas é equipada com cozinha, geladeira. microondas, suíte com cama de casal, banheiro com chuveiro quente, mesa de refeições. guarda-roupa, gerador de energia, ar-condicionado, fogão, tv, lareira, churrasqueira e muito mais.

É a liberdade de pegar as suas coisas e cair na estrada sem ter de fazer e desfazer as malas a cada cidade visitada.

Nos países europeus, Estados Unidos e Canadá no verão de 2020 houve uma procura considerável, com um aumento de até 37% no aluguel de motorhomes. Com a pandemia as pessoas estão preferindo lugares na natureza sem contato com outras pessoas. Sem turismo de massa.

Porque um motorhome

Conversamos com Eduardo Genekian que é um entusiasta no assunto e o representante da Cruise America e Cruise Canadá no Brasil e fizemos esta pergunta a ele. A resposta foi que em um motorhome a sua experiência de viagem pode ser incrível como estacionar em um local na Califórnia e acordar com o barulho de maçarico de balão e ao abrir a janela se deparar com um balão subindo a sua frente ou ainda estacionar sua casa a poucos passos de um restaurante com estrelas Michelin. Poder curtir com as crianças o camping incrível da Disney em Orlando na Flórida. A Rota 66 , montanhas rochosas canadenses e muito mais.

Poder desfrutar da natureza explorando os parques nacionais é outra de suas vantagens podendo se hospedar em campings super bem estruturados, onde, além da natureza, poderá fazer aquela famosa fogueira de filmes e assar uns marshmallows, com a família se divertindo unida. Serão histórias para a vida.

O que é necessário para dirigir
Chamados de RV’s na América do Norte, para dirigir um é necessário ter somente a carteira nacional de habilitação classe B e dependendo para onde você for portar também o PID - Permissão Internacional para Dirigir.

Em sua primeira viagem é necessário ter alguns cuidados, pois exige certo preparo e atenção. A depender do modelo alugado o veículo é maior do que um carro de passeio e, por isso, tem de ter um espaço maior para realizar manobras como curvas e estacionamento, por exemplo. Além disso, o câmbio é automático e você deve tirar todas as dúvidas antes de pegar a estrada como ligar a água do chuveiro, abastecer os reservatórios, se conectar a fossa, etc. Você não quer na estrada em meio à natureza perceber que esqueceu de perguntar sobre algo. Se possível anote ou grave todas as explicações.

As viagens deste estilo tendem também a ser mais econômicas. Principalmente se você puder estacionar em locais públicos em que não há a necessidade de pagar diárias.


Modelos
A diversos modelos, mas os mais utilizados são para 2 até 7 pessoas. É recomendado que você alugue sempre um RV um pouco maior do que a quantidade de pessoas para terem maior espaço e conforto.

O preço da locação varia de acordo com o modelo escolhido e uma dica de ouro dada pelo Eduardo é que em se tratando de motorhomes o planejamento é primordial e, geralmente, se inicia um ano antes da viagem. Desta forma, você poderá pegar promoções interessantes que tornarão a viagem ainda mais econômica.


Motorhome no Brasil
Dá para viajar pelo Brasil? a resposta é sim. As regiões brasileiras mais preparadas para receber motorhomes são São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. Existem alguns apps onde é possível pesquisar campings nos estados, rotas e locais de parada nas estradas.

Em tempo de Covid-19, em sua próxima viagem, corra de pacotes de férias e destinos de massa, embarque com a família em sua casa sobre rodas e juntos tornem-se contadores de histórias e não simplesmente viajantes. Curtam a natureza, o céu, as estrelas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.