Eleições 2020

Seis pré-candidatos a prefeito de São Luís ainda não definiram vice

Entre os que ainda não anunciaram o nome para composição de chapa está Duarte Júnior, que reunirá a imprensa hoje para apresentar o seu vice

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Duarte Júnior anuncia hoje nome de seu vice na chapa na disputa pela Prefeitura de São Luís
Duarte Júnior anuncia hoje nome de seu vice na chapa na disputa pela Prefeitura de São Luís (Duarte Júnior )

São Luís - A cerca de uma semana para o fim do prazo das convenções, a maioria dos pré-candidatos a prefeito de São Luís ainda não apresentou os nomes que comporão as suas chapas majoritárias. Os anúncios estão sendo deixados para as vésperas das datas das convenções ou ainda em eventos políticos ou coletivas de imprensa.

Cinco dos 11 pré-candidatos e candidato - no caso de Adriano Sarney (PV) - à Prefeitura de São Luís, já anunciaram o nome de seus companheiros de chapa para a disputa eleitoral de novembro deste ano. Os dois primeiros foram Franklin Douglas (PSOL) e Jeisael Marx (Rede). O primeiro disputará a Prefeitura ao lado do comerciante José Ribamar Arouche e o segundo, com Janicelma Fernandes, pedagoga. Nos dois casos, a chapa majoritária será pura.

Anunciou o nome de sua vice na convenção, o candidato Adriano Sarney (PV). Ele tem como companheira de chapa a fisioterapeuta Vall Nascimento, que também é do Partido Verde. O pré-candidato do Pros, Yglésio Moyses, usou as redes sociais para apresentar seu vice, o também médico, Mauro Oliveira. Moyses é mais um futuro candidato que vem com chapa pura.

O ex-juiz Carlos Madeira (SD) organizou um ato político na Vila Embratel para apresentar o Capitão Jeremias, do Corpo de Bombeiros, como seu companheiro de chapa.

Sem nomes

Outros pré-candidatos ainda não anunciaram o nome de seus vices. Hoje, em entrevista coletiva pela manhã, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) reunirá a imprensa para apresentar o nome de seu companheiro de chapa.

O indicado deverá vir do PL, partido que retirou a pré-candidatura da deputada Detinha na semana passada para apoiar Duarte. O nome mais provável para compor com o pré-candidato do Republicanos é a ex-secretária de Agricultura do governo Flávio Dino, Fabiana Vilar, aliada do deputado federal e presidente do PL, Josimar de Maranhãozinho.

Há outro nome sendo cogitado, que é o do vereador Aldir Júnior, no entanto, pelas características apresentadas por Duarte Júnior em suas redes sociais (nome técnico com experiência em gestão pública), o mais provável é que a escolhida seja a advogada Fabiana Vilar.

Entre os pré-candidatos, o que talvez ainda mantenha conversa ativa para indicação do vice é Neto Evangelista do DEM. O pré-candidato tem em seu arco de aliança quatro grandes partidos: PDT, PSL, PTB e MDB. Destes, o mais provável é que somente o MDB não queira o espaço.

A ideia é que uma reunião ocorra para que cada legenda apresente seu indicado e assim a escolha será feita. Sobre o encontro entre os partidos aliados, o presidente do DEM, deputado Juscelino Filho, disse a O Estado que até a próxima sexta-feira (11), deverá acontecer. A data limite é um dia antes da convenção dos Democratas marcada para o sábado, 12 de setembro.

Também no dia 12, o pré-candidato do PSB, Bira do Pindaré vai anunciar o seu vice durante a convenção de seu partido. O socialista ainda aguarda qualquer movimento diferente do PT para enfim confirmar a composição de sua chapa majoritária.

Quem ainda não tem data da convenção e nem nome de vice já definidos é Eduardo Braide (Podemos). O certo é que ele vai deixar para o dia de sua convenção – que deve acontecer somente na próxima semana – o anúncio de seu companheiro de chapa.

Mais

Nomes do PSTU

Em convenção municipal, que vai acontecer na quinta-feira (10), o PSTU oficializará a candidatura de Hertz Dias à Prefeitura de São Luís e de Jayro Mesquita como vice na chapa. A escolha será aprovada pelos filiados ao partido em reunião virtual devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Rubens Júnior do PCdoB ainda aguarda posição do PT

O pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior, ainda aguarda definição do Partido dos Trabalhadores (PT) para anunciar o nome de seu vice.

Os comunistas se reunirão no domingo (13), para realizar a convenção e formalizar o nome de Rubens como candidato a prefeito de São Luís. Há possibilidades reais de que o comunista chegue à data ainda sem o nome do petista que irá ser seu companheiro de chapa.

Em mais uma previsão, o PT de São Luís pode fazer o encontro de definição de estratégia eleitoral na próxima quinta-feira (10). A reunião servirá somente para cumprimento de formalidades já que a decisão vem da direção nacional.

O encontro dos petistas deverá ser marcado ainda pelo anúncio do nome do vereador Honorato Fernandes como companheiro de chapa de Rubens Júnior.

O encontro do PT na capital maranhense ainda depende de uma posição da direção nacional que negocia com o PCdoB alianças e composições em outras cidades do Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.