Funcionamento

Comércio se mantém aberto no feriadão em busca de aquecimento

Fecomércio-MA autorizou funcionamento das lojas da capital durante os feriados da Independência e aniversário de São Luís; agências bancárias, Correios e órgãos públicos estarão fechados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Comércio da Rua Grande deve estar aberto durante o feriado
Comércio da Rua Grande deve estar aberto durante o feriado (Rua Grande)

São Luís - O horário de funcionamento dos órgãos públicos e da área comercial sofre alteração todos os anos durante o feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, e no aniversário de São Luís, que é comemorado no dia 8, considerado feriado municipal. Mas, neste ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) autorizou a abertura do comércio lojista da capital no decorrer destes feriados.

A Fecomércio-MA informou que de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), negociada e assinada pela federação e Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão funcionar nesses dias das 8h às 18h, enquanto as lojas situadas nos shoppings poderão funcionar das 10h às 22h.

Conforme prevê a cláusula da Convenção Coletiva, as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nesses dias é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 60,00 aos empregados convocados para o trabalho e as horas trabalhadas nesses feriados não podem ser compensadas com folgas.

Fechado
As repartições públicas municipais e estaduais, as agências dos Correios, casas lotéricas e agências bancárias somente vão funcionar na próxima quarta-feira (9). Exceto, algumas agências da Caixa Econômica Federal, na capital, vão abrir no sábado, (5), para o atendimento de casos relacionados ao benefício federal do auxílio emergencial.

Os hospitais de urgência e emergência vão funcionar normalmente no decorrer do feriado prologando, a Polícia Militar e os plantões da Polícia Civil da Grande Ilha. Também vai haver plantão na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati, para atender os casos de violência doméstica.

Shoppings
Por causa dos feriados da Independência (7), e aniversário da capital maranhense, 8, o São Luís Shopping terá o seu funcionamento alterado, assim definido: lojas e quiosques: 10h às 22h; praça de alimentação: 10h às 22h; banco Bradesco não abre; Nacional Câmbio: 10h às 21h; Daycâmbio: 10h às 19h; Big Bompreço: 9hs às 22hs; lotérica vai funcionar das 14h às 20h. As lojas participantes da Semana Brasil, promoção nacional que oferece descontos de até 70%, estarão abertas em horário normal.

O Rio Anil Shopping permanecerá de portas abertas, das 10h às 22h, sem alteração no seu horário de funcionamento durante o feriado prolongado. Somente a lotérica, o Bradesco e o cartório não vão funcionar na segunda-feira, 7; e na terça-feira, 8.

A assessoria de comunicação do Shopping da Ilha informou que as lojas estarão abertas das 10h às 22h.

SAIBA MAIS

Funcionamento durante o feriado prolongado

Setor comercial: aberto
Shoppings: abertos
Agências bancárias: fechadas
Casas lotéricas: fechadas
Órgãos públicos: fechados
Agências dos Correios: Fechados
Plantões policiais: funcionando
Hospitais de urgência e emergência: funcionando

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.